Possível proibição do uso do chumbo mobiliza pescadores

0
101
Site do Café

Projeto de lei tem deixado pescadores da Califórnia (EUA) muito preocupados

Pescadores da Califórnia (EUA) estão preocupados com um projeto que prevê a proibição do uso de chumbos de pesca no Estdo. Pelo menos na semana passada eles conseguiram uma importante vitória, já que o texto agora prevê “um estudo ambiental sobre o impacto do chumbo na vida selvagem”. Um comitê da Assembléia sobre Segurança Ambiental e Substâncias Tóxicas irá avaliar o caso. “Embora apreciemos a disposição do autor de alterar o projeto de lei e trabalhar com a comunidade de pesca, o projeto de lei ainda não conquistou nosso apoio”, comenta o diretor executivo da California Sportfishing League, Marko Mlikotin.

“O estudo, como definido pelo autor, é excessivamente amplo e pode ser contratado por uma organização anti-pesca, em vez de uma agência governamental objetiva”, continua. 

Um grupo de indústrias e organizações que representavam pesca, navegação, operadores de marina, varejistas e turismo demandaram uma análise mais ampla antes de aprovar uma legislação que teria impactos tão duradouros sobre a participação e o emprego na pesca.

Mais de 5.000 pescadores assinaram a petição “Pare com a armadilha de pesca”, pedindo aos legisladores que se oponham ao projeto original de proibir o chumbo.

“Os pescadores podem reivindicar uma grande vitória, mas precisamos continuar o contato com os legisladores e mostrarmos a importância de proteger o futuro da pesca recreativa”, acrescentou Mlikotin. “Os defensores da proibição de pesca de chumbo não desistirão, mesmo que não haja ciência para justificá-lo”. 

Foto

 

Deixe uma resposta