Paraguaios conseguem reprodução artificial da piracanjuba

0
141
Site do Café

Pesquisa se deu na piscicultura de hidrelétrica; espécie é considerada “escassa” na Bacia do Prata

Pesquisadores da Hidrelétrica Binacional de Yacyretá anunciaram o sucesso na tentativa de reprodução artificial da espécie Brycon orbignianus, a piracanjuba. O desenvolvimento se deu na Estação de Piscicultura da Entidade, que fica na margem paraguaia do Rio Paraná. Foi neste mesmo local onde já haviam conseguido a procriação de outras espécies importantes da Bacia do Prata como o dourado, a cachara e o pintado.Estima-se que a população de piracanjubas tenha sido uma das mais devastadas pela pesca predatória nas últimas décadas. No Brasil, elas estão protegidas devido ao risco de extinção. A Secretaria de Meio Ambiente do Paraguai a classifica como “espécie em estado vulnerável”.

Diante destas circunstâncias, os pesquisadores paraguaios de Yacyretá decidiram repetir a fórmula de sucesso que tiveram com outras espécies. A responsável pelo projeto, Teresita Rojas, conta que tudo começou no último mês de fevereiro e deu certo graças ao empenho de dois jovens estudantes de engenharia aquícola da Universidad Nacional de Pilar (Paraguai).

“Chegamos aos reprodutores através do sistema de transferência dos peixes de Yacyretá. Este era um objetivo pendente para nós e agora felizmente conseguimos, já que a piracanjuba não é mais uma espécie abundante”, conta. 

Os juvenis criados a partir da reprodução artificial serão confinados com o propósito de dar continuidade no processo de forma permanente. Assim, quando houver um número satisfatório, haverá a soltura destes exemplares pelo Paranazão, a fim de garantir um estoque populacional de piracanjubas. 

Foto

Deixe uma resposta