Vacinação contra raiva bovina deve ser repetida anualmente

0
262
Site do Café

Sintomas da doença nos bovinos são paralisia dos membros posteriores, dificuldade para respirar e algumas mudanças de hábitos.

Meu sogro, que tem uma fazenda em Santa Rita de Jacutinga (MG) com criação de vacas leiteiras, e a vizinhança estão preocupados com o surto de raiva na região. Ele já vacinou todo o rebanho, mas pensa em repetir o procedimento. Será que é necessário ou é importante adotar outra medida?

Após ser vacinado pela primeira vez, o bovino precisa receber uma segunda dose (reforço) entre os 20 e 30 dias seguintes e, então, somente uma aplicação a cada ano. A raiva bovina é um problema sério, que afeta rebanhos em todo o país. Como é uma zoonose, além de provocar a morte do animal, pode ser transmitida para o ser humano. Se há um surto na propriedade, o produtor deve procurar o órgão de controle de zoonoses do município e adotar as medidas recomendadas. Os sintomas da raiva no bovino podem ser confundidos com outras enfermidades. Geralmente, se caracterizam por paralisia dos membros posteriores, dificuldade para respirar e algumas mudanças de hábitos. Sempre é bom solicitar o acompanhamento de um médico-veterinário para realizar um diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

Deixe uma resposta