Umbu – fruta típica do nordeste brasileiro

0
133
Umbu - fruta típica do nordeste brasileiro
Site do Café

Umbu – fruta típica do nordeste brasileiro

O umbuzeiro, também conhecido como imbuzeiro (Spondias tuberosa L.) é uma árvore originária da região semi-árida do nordeste do Brasil e produz um fruto muito saboroso. Além disso, suas folhas são servidas como alimento para animais, principalmente o gado. Suas raízes, que apresentam a capacidade de armazenar uma grande quantidade de água, também são comestíveis, servindo para a alimentação humana. Atinge 6m de altura e sua copa pode ter até 10m de diâmetro.

Os frutos do umbuzeiro são pequenos, com cerca de 3cm de diâmetro e podem ser consumidos ao natural ou ter sua polpa utilizada para a produção de geléias, sorvetes ou mesmo servida misturada com açúcar ou leite.

O umbu é uma ótima fonte de proteínas para as populações das regiões mais carentes do nordeste apresentando, em sua composição (para cada 100g), 0,6g de proteínas, ferro, fósforo e cálcio, além das vitaminas A, B1, B2 e C. Apresenta um valor calórico médio 44 calorias por 100g de frutos. É uma fruta da família das anacardiáceas, à qual pertencem, por exemplo, o caju e a manga.

Por se tratar de uma planta originária de região semi-árida, não exige muita chuva, apesar de poder ser plantada, sem problemas, em regiões mais chuvosas. Quanto ao solo, não é uma planta muito exigente, preferindo apenas aqueles que não sejam muito rasos ou úmidos.

O plantio do umbuzeiro é feito por meio de sementes, para a produção de mudas, que devem ser transplantadas para os locais definitivos, de preferência, no início da época das chuvas. O espaçamento indicados para o cultivo comercial deve ser de 14x14m . Pode ser plantado, também, por estacas ou pelo método de enxertia.

Por ser uma planta bastante resistente, os tratos culturais necessários são bastante simples, consistindo em capinas para manter o terreno limpo e podas de limpeza e de formação. Devem ser podados, quando necessários, os galhos doentes ou secos e a época mais indicada para esta operação é sempre antes da época das chuvas.

A colheita do umbu é feita escolhendo-se os frutos que estejam ficando maduros ou de acordo com a proximidade do consumo. Desta forma, quando os frutos precisarem ser transportados para outras localidades, é importante que sejam colhidos antes de amadurecerem por completo. Durante o processo de amadurecimento, o umbu passa da cor verde para um “amarelado”. Quando completamente maduros, os frutos caem da árvore mas não ficam danificados e sua polpa fica quase líquida.

Deixe uma resposta