O cultivo da pitangueira

0
119
O cultivo da pitangueira
Site do Café

O cultivo da pitangueira

A pitanga é um delicioso fruto de coloração vermelho-escuro, com um inconfundível sabor ácido e aroma agradável. É o fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), árvore de pequeno porte e flores claras. A madeira do tronco, devido à sua ótima qualidade, é bastante utilizada na marcenaria, principalmente os troncos mais velhos, que apresentam uma qualidade diferenciada.


Em sua composição, encontramos muita vitamina C (cerca de 14mg em cada 100g), vitaminas B1 e B2, cálcio, ferro e fósforo. Seu teor calórico é de cerca de 38 calorias em 100gramas.

Esta planta é bastante rústica, não é exigente no que diz respeito ao solo mas seu desenvolvimento é melhor em regiões quentes e com alto índice pluviométrico ou que haja um bom sistema de irrigação.

A adubação e a calagem devem ser feitas de acordo com o resultado da análise de solo. Esta é uma medida muito importante para que o agricultor obtenha um alto grau de produtividade com esta cultura. Uma análise de solo deve ser feita, pelo monos, uma vez a cada quatro anos, para que não haja um desgaste do solo ou que as condições não se tornem insuficientes para o bom desenvolvimento dessas plantas.

Apesar da adubação ser feita de acordo com o resultado da análise de solo, podemos dizer que, em geral, ela é feita com esterco de curral e os complementos minerais mais indicados, como cloreto de potássio, uréia, superfosfato simples, entre outros. O ideal é que seja feita uma adubação, sessenta dias antes do plantio, uma sempre antes do período chuvoso e outra logo após as águas. A utilização de fertilizantes biológicos é mais indicada do que o uso de fertilizantes químicos, que devem ser utilizados, de preferência, somente em casos específicos, de acordo com a análise do solo e a indicação de técnicos.

O plantio é feito através de mudas, que se desenvolvem a partir de sementes. As mudas devem ser plantadas no início da estação das águas. Antes do plantio, devem ser retirados os sacos plásticos, que são utilizados na produção das mudas. O espaçamento mais indicado para o plantio das mudas de pitangueira é de 5x5m.

Os tratos culturais necessários para o bom desenvolvimento das pitangueiras são simples e praticamente se resumem em manter o terreno livre de invasoras, através de capinas mecânicas ou manuais e podas, que são feitas esporadicamente, quando necessário.

A primeira colheita, em geral, ocorre no terceiro ano após o plantio das sementes. Cada pitangueira produz cerca de 3kg de frutas por ano.

É uma planta bastante resistente a doenças e pragas, sendo que as mais comuns a atacá-la são as moscas-das-frutas, que podem ser facilmente controladas através de defensivos ou métodos alternativos.

Deixe uma resposta