Plantas aromáticas para temperos ou condimentos

0
111
Plantas aromáticas para temperos ou condimentos
Site do Café

Plantas aromáticas para temperos ou condimentos

Entre as plantas aromáticas, que produzem temperos ou condimentos, temos, entre as mais comuns, as seguintes:

– Cebolinha: Produz em qualquer solo, preferindo os solos leves e bem adubados. Seu plantio é muito fácil, podendo ser feito durante todo o ano por meio de seus “bulbilhos” ou pela divisão de touceiras. Basta pegar uma touceira, separar a muda e plantá-la normalmente, não havendo necessidade de tratos especiais. A plantação inicial pode ser feita por sementes.

– Coentro: Semear de setembro a janeiro, no local definitivo, com espaçamento de 40cm entre as linhas. Depois da germinação, fazer o desbaste deixando espaçamento de 20cm entre as plantas. Para a colheita, cortamos todas as umbelas. Produz bem em qualquer terreno.

– Cominho: Prefere solos areno-argilosos e calcáreos. Semear em local definitivo, com espaçamento de 40cm entre as linhas. Desbastar com espaçamento de 20cm entre as plantas. Regas normais.

– Hortelã ou hortelã-pimenta: É dela que extraímos a menta. Prefere terrenos frescos, porosos e até mesmo sombreados. Empregar mudas por divisão de touceiras de plantas adultas. Plantio no lugar definitivo, com espaçamento de 30cm.

– Salsa: Semear durante todo o ano. Fácil cultura, não exigindo tratamentos especiais. Necessita de solos bem adubados com matéria orgânica. Regas abundantes e freqüentes.
 
 
– Erva doce ou aniz: Cultura anual. Além de seu gosto inconfundível e agradável, ela tem propriedades digestivas. Muito usada em bolos, pães, etc. Não é exigente quanto ao terreno, embora ele deve ser fértil. Semear no local definitivo, depois de desbastar com espaçamento de 20cm. A colheita é feita quando as sementes estão “no ponto”, isto é, quando sua cor for marrom-acinzentada, o que ocorre em 4 meses. Depois de bem secas, devem ser debulhadas e armazenadas. Muito usada como chá, delicioso e calmante.

– Erva-cidreira: Cultura perene. Requer solo rico e fresco, que tome bastante sol, mas abrigado dos ventos. O plantio é feito por sementes, no local definitivo ou em sementeiras, com espaçamento de 30cm entre linhas e 25cm entre as plantas. Sensível à geada. A colheita é feita antes de os botões arrebentarem. Depois de cortada, para que conserve suas qualidades e aroma, deve ser colocada para secar em local arejado mas escuro. Depois de seca, deve ser guardada em recipiente opaco, bem fechado. A temperaturas elevadas perde o aroma, sendo aconselhável, no máximo 38 graus.

– Manjericão: Anual. Gosto um tanto picante, têm múltiplas aplicações, inclusive na fabricação de embutidos como lingüiças, salsichas, etc. Muito resistente, prefere solo fértil, leve, bem drenado e bem insolado. Semear com 30cm entre as linhas e desbastar, depois, com espaçamento de 20cm.

– Louro: Pode ser cultivado, praticamente, em qualquer solo, mas não resiste à geada. A colheita é feita durante todo o ano, desde que apanhadas só as folhas que já estejam no ponto.

– Funcho: Não só a própria planta mas também as suas sementes são usadas como condimentos na alimentação humana, sendo estas muito empregadas em pães, broas, roscas, etc. Prefere solos úmidos, férteis e calcáreos. Reproduz por sementes ou por mudas, com espaçamento de 40cm entre as linhas e 30cm entre as plantas. São aproveitadas as raízes menores para fazer novo plantio.

Deixe uma resposta