A mandioca

0
117
A mandioca
Site do Café

A mandioca

A mandioca é muito importante na alimentação básica do brasileiro, sua raiz é um ótimo alimento para o ser humano e pode ser consumida frita, assada, cozida, como bolo, etc. Além disso, a mandioca é matéria prima para farinha e elemento integrante na fabricação de rações animais. Também é utilizada na fabricação de álcool, da acetona e da glicose.

O plantio pode ser feito em qualquer tipo de solo, mas os arenosos são mais propícios, pois facilitam o crescimento das raízes e seu arrancamento. É plantada, tradicionalmente, com espaçamento de 100 cm entre as linhas e de 50 ou 60cm entre as plantas. Em muitos casos, a mandioca é plantada de outras formas, de acordo com as vantagens obtidas com o tipo de plantio escolhido. Plantá-la em filas duplas com 60 cm entre elas, 60 cm entre as plantas e 2 m entre as fileiras pode trazer uma série de vantagens.

Utilizando-se deste método, fica mais fácil a plantação de culturas intercaladas, como milho, arroz, feijão, etc., aumentando os lucros do agricultor; facilita a rotação das fileiras duplas de mandioca com as outras culturas intercaladas; aumenta a produção e a produtividade das lavouras, devido ao arejamento; diminui o ataque de doenças e pragas e facilita o seu controle; facilita a cobertura vegetal do terreno, para a sua incorporação ao solo; facilita o cultivo mecânico e a aplicação de defensivos; a adubação fica mais fácil e a produtividade cresce cerca de 25 por cento.

A mandioca deve ser plantada por estacas chamadas “manivas”, com 20 a 30 cm de comprimento, mas que devem ser tiradas de ramas já maduras, quando suas folhas começam a cair. Devem ser enterradas deitadas, nos sulcos ou covas. A melhor época para o plantio é de maio a agosto.

Para se manter a plantação, as capinas são muito importantes. O terreno dever ser mantido sempre limpo. Até os primeiros 3 meses, na 1a capina, podemos utilizar o cultivador mas, nas seguintes, devemos utilizar a enxada, para evitar danos às raízes. A poda só deve ser feita para combater alguma doença ou estragos causados por geadas ou, então, quando precisamos de manivas para plantar.

A colheita, em solos leves é feita com as mãos. Arrancamos o pé de mandioca, vindo suas raízes junto com o caule. As que ficam na terra são arrancadas com a enxada. Em solos mais duros, pegamos uma enxada e com ela cavamos em volta da planta e depois a arrancamos. Depois disso, sacudimos as mandiocas para tirar a terra e as colocamos na sombra para serem consumidas, armazenadas ou vendidas.

Deixe uma resposta