Os Poderes Curativos do Limão e Suas Indicações de Uso

0
139
Site do Café

Os Poderes Curativos do Limão e Suas Indicações de Uso. Além disso, o limão é o fruto do limoneno uma arvore da família das rutáceas, a mesma da Laranja, da Tangerina e da Lima. Como a palavra “citrus” vem do latim e significa limão, toda as frutas cítricas são parentes etimológicas dele. Podemos dizer que existem cerca de 70 variedades dessa fruta. Originário da região sudeste da Ásia, ele foi trazido da Pérsia pelos conquistadores árabes e disseminou-se na Europa. Há relatos de limoeiros cultivados em Génova em meados do séculos XV bem como referencia á sua existência nos Açores em 1494.limaoSéculos mais tarde, em 1742, os limões foram utilizados pela marinha britânica para combater o escorbuto, mas apenas em 1928 se obteve a ciência sobre a substancia que combate tal doença. Esta substancia foi batizada de ácido ascórbico ou Vitamina C. O sumo do limão contem aproximadamente 500 miligramas de Vitamina C e 50 gramas de ácido cítrico por litro. Atualmente é uma das frutas mais conhecidas e utilizados no mundo.

O limão popularizou-se no Brasil durante a chamada Gripe Espanhola (epidemia gripal de 1918), quando atingiu preços elevados e chegou a ser comparado por dez a vinte mil reis cada unidade, o equivalente a aproximadamente de 67,30 a até 134,60 respectivamente.

Propriedades do Limão: Através de estudos prolongados, constatou-se que o uso de limão estimula a produção do carbonato de potássio no organismo, promovendo a neutralização de acidez do meio humoral. Apesar de ter como principio ativo o poderoso ácido cítrico fora do nosso organismo, em contato com meio celular, no interior do nosso corpo é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, ou seja, um neutralizante da acidez interna. Os seus diversos sais, por sua vez, convertem-se em carbonatos e bicarbonatos de Cálcio, Potássio, entre outros, os quais concorrem para acentuar positivamente a alcalinidade do sangue.

Principais Benefícios do Limão: Um dos efeitos notáveis do limão é, por exemplo, o de combater o ácido úrico (muita vezes letal) de muitas cidadãos quando chegam a uma idade mais avançada. Tomado pela manha, em jejum (10 a 20 minutos antes do desjejum), descongestiona e desintoxica o organismo e, se usado com regularidade, erradicará por completo todos os uratos.

Deste modo, é evidente a sua grande valia nas diversas patologias reumáticas e artríticas. Com efeito, a ingestão da dieta de limões, aumenta na urina a excreção de ácido úrico, ureia e ácido do fosfórico. Seu uso interno é muito fácil útil na regeneração dos tecidos inflamados das mucosas, reconduzindo ao estado e funcionamento normal de todos os órgãos do aparelho digestivo.

limao

Nas afecções gastrointestinais, os ácidos do Limão destroem os germes e as bactérias nocivas que se libertam e que contribuem para gerar as ulcerações. Ainda combate as fermentações e os gases. Relativamente ao aparelho gênito-urinário, bem como ao sistema cardiovasculares, é igualmente um poderosíssimo eliminador de toxinas e um tônico privilegiado. Tem assim ação que impedem e neutraliza a proliferação das tão temidas afecções arterioscleróticas.

Gargarejos do seu suco fresco são benefícios para todos os tipos de afecções do trato nasofaringe, bem como para laringite e gengivite. Inalado (puro ou diluído), é um bom desinfetante nas rinites e sinusites.

Principais Poderes Curativos do Limão: As frutas são uma valiosa fonte de energia, vitaminas e prazer. Sua presença é sinônimo de vida alegria e de saúde. Entre elas, os cítricos se destacam especialmente o limão que é uma das frutas que nos oferecem maiores benefícios para a saúde de toda a família.
Seu poder curativo está em possuir um baixo conteúdo energético, um nível equilibrado em Sódio e Potássio e, sua riqueza em Vitamina C.

Já que o limão possui um numero tão escasso de hidratos de carbono, é de grande ajuda nas dietas de emagrecimento. Comer limão representa incorporar Vitamina C sem calorias adicionais. Possui Vitamina C em abundancia que reforça as defesas do organismo para evitar doenças, congestões, gripes, pleurisias (doença que ocorre na pleura, membrana que envolve os pulmões), asmas etc.

A Vitamina C e o ácido ascórbico tem um grande poder desinfetante e possuem, além disso, uma ação antitóxica frente aos venenos microbianos e medicamentosos. Junto á Vitamina C encontra-se a vitamina P, que ajuda a tonificar os capilares e vasos sanguíneos. Esta é chamada também de vitamina de permeabilidade capilar: sem ela os capilares sanguíneos se tornam frágeis e podem se romper com facilidade, provocando pequenas hemorragias. Ajuda a cicatrizar feridas de todos os tipos, tanto interiores como exteriores.

limao

O limão é muito rico em minerais entre os quais se destacam o Potássio, o Magnésio, o Cálcio e o Fósforo. O Potássio, por exemplo, é um elemento essencial para a vida e beneficioso para o tratamento de hipertensão arterial. Conta com algumas vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, PP).

A Vitamina B1 (Tiamina) previne e cura o beribéri, cujos sintomas são paralisia, edema e insuficiência cardíaca. Além disso, intervém no metabolismo dos hidratos de carbono. A vitamina PP (Niacina) atua contra a pele áspera, pelagra – doença que se manifesta por uma inflamação da pele, má digestão e alterações mentais. Esta vitamina é muito necessária para conserva á saúde da pele, do aparelho digestivo do sistema nervoso.

O limão é uma fruta que pode-se definir como medicinal por excelência, já que atua como curativos em mais de 150 unidades. Em qualquer parte do organismo onde se encontrem as toxinas, seja no sangue, nos órgãos ou nos tecidos, o limão, uma vez ingeridos acude para combatê-las, dissolvendo suas acumulações e as expulsando.

Um dos poderes curativos do limão é que em casos de intoxicação gastrointestinal por consumir alimentos em mau estado ou combinar mal os alimentos ou digestões pesados e mal estares de fígado e vesícula, o limão atua normalizando as funções alteradas, neutralizadas as toxinas e ajudando em sua eliminação. É melhor protetor contra os enfermidades infecciosas. Nos casos de febre, ajuda a elimina-la, oxidando e excretando os tóxicos que não foram devidamente neutralizando e eliminados. Á exceção de febre reumática.

Limão previne a formação de cálculos renais e pode chegar a dissolvê-lo lentamente sendo um dos poderes curativos do limão. Igual qualquer outro medicamento, seu consumo está diretamente ligado ás condições físicas de cada pessoa, pois embora seja um grande aliado da saúde, o consumo deverá restringir-se a situações particularizadas que o individuo possa estar padecendo, sendo que em alguns casos o consumo não é indicado.

Está contraindicado em casos de desmineralização, descalcificação, anemia e raquitismo, fragilidade dos ossos, inflamação das gengivas, dentes soltos ou muito cariados, chagas na boca e garganta, feridas na língua, feridas na pele, idade avançada ou crianças debilitadas, insônias, acidose, sensibilidade aos ácidos prisão de ventre crônica, inflamações da próstata inflamações do útero, bexigas ou esôfago, enquanto dura o período menstrual e doença dos nervoso.

Dentro do gênero citrus, há varias frutas que têm características parecidas ás do limão, a exemplo da Lima e da Laranja. A quantidade a ser consumida depende de cada pessoa e de sua constituição orgânica. Por exemplo, as pessoas de constituição forte o toleram mais que o anciãos e as crianças.

Os obesos toleram mais que os magros. Além disso, ela é melhor no verão do que no inverno, porque o frio retarda sua eliminação através da pele. Dependendo destes fatores, pode-se chega a tomar desde pequenas doses de suco até ½ limão, e chegar a tomar o suco de 3 limões diários para pessoas que toleram bem.

O limão é o campeão entre as frutas curativas, preventivas e de aporte vitamínico, porque é um grande eliminador de toxinas e um poderoso bactericida.

limão

Poderes Curativos do Limão e Indicações de Uso:

Asma, enfisema (paralelamente com a terapia do limão, deve erradicar-se os regimes hiperproteico).
Infecções pulmonares, tuberculose pulmonar e óssea, bronquite crônica, constipação e gripes.
Afecções cardiovasculares, varizes e flebites (inflamações das aveias).
Fragilidade capilar; dermatite vária, prurido, eczema e despigmentação.
hiperviscsidade sanguínea (fluidificante sanguíneo).
Doença infecciosas (coadjuvante no tratamento do mononucleoses, leucocitoses, blenorragias, sífilis, etc).
Paludismo e piorreia alvéolo dental
Febre (infuso de folhas de limoeiro e/ou cascas do fruto, podendo junta-se o suco).
Gastrites, dispepsias e aerofagias (também de podem mastigar finas lascas da casca do citrino).
Úlceras de estomago e do duodeno, esofagite de refluxo.
Insuficiência hepática e pancreática; ictérica e congestão hepática (utilização e quantidades adaptados a cada caso).
Disenteria, diarreia, febre tifoide e hemorroidas.
Colites, meteorismo e parasitas intestinais (ralar a casca do limão e fervê-la em água, com ou sem açúcar).
Fortalecedor da visão, glaucoma e hipertensão ocular.
Hemorragias, hemofilia e escorbuto (falta de vitamina C).
Astenia, anemia e desmineralizações (aumenta a capacidade imunológica).
Amamentação, obesidade e disfunções metabólica (reequilibrante).
Hipertensão arterial; hipotensão arterial (regulador da pressão).
Afecções do sistema nervoso (fortalece e equilibra. As flores do limoeiro também são muito benéficas).
Esclerose, arteriosclerose, doença reumática e artrites.
Descalcificação, linfatismo, e ascites (acumulo de líquidos no interior do abdome).
Retenções urinarias e litíase urinaria e biliar
Prevenção de epidemias, antitóxico; antivenenos.

Deixe uma resposta