Obtenha bons resultados com o cultivo de capim gordura e pangola

0
118
Site do Café

Obtenha bons resultados com o cultivo de capim gordura e pangola

GORDURA (Mlinis minutiflora): Existem as variedades de gordura branca, o mais alto, mais claro em suas hastes e menos resistentes ao pisoteio, às secas e ao frio, além de ter um baixo valor nutritivo. Temos, também, o roxo, com flores arroxeadas e que, como forrageira, tem um valor intermediário entre o anterior (o branco) e o cabelo-de-negro, que é o melhor por seu porte, valor nutritivo, palatabilidade, etc.

Todos os três podem ser considerados quase como espontâneos, graças ao volume e poder vegetativo de suas sementes. É muito apreciado pelos animais domésticos. Bom para a consorciação com leguminosas. Em terrenos inclinados, deve ser plantado em curvas de nível. Possui 1,3% de proteínas.

PANGOLA (Digitária decubens): Originário da África do Sul, Transvaal, é perene, de rápido desenvolvimento, alastra com longos estolhos, cobrindo o terreno com um denso colchão de capim de até 80cm de altura.

Sua folhagem é fina e tenra, muito apreciada por diversos animais. Embora floresça bastante, praticamente não produz sementes e, por isso, sua propagação se faz por meio de mudas e pedaços de colmos, plantados de preferência no início da estação chuvosa. Permanece verde durante todo o ano e não é muito exigente quanto ao terreno dando, também, um bom feno.

Embora varie de acordo com o terreno, sua produção vai de 15 a 22 toneladas de forragem verde, por hectare. Sua composição é a seguinte, conforme análise de feno de baixa qualidade, realizada pelo Departamento de Produção Animal do Estado de São Paulo. Com um feno preparado com planta mais nova, no início da floração, os resultados seriam bem melhores.

Deixe uma resposta