O cultivo da pera

0
125
O cultivo da pera
Site do Café

O cultivo da pera

A pera é o delicioso fruto da pereira (Pirus communis, L.), árvore originária da região mediterrânea, principalmente da Grécia. No Brasil, o consumo de pera não é tão popular quanto em outras partes do planeta, mas não deixa de ser um mercado atrativo para o produtor, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do País. Em sua composição, a pera conta com proteínas, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas B1, B2 , A e C.

O custo de produção da pera é relativamente alto, se comparado às frutas tropicais brasileiras, mas este fato é compensado, principalmente, para aqueles produtores que conseguem exportar sua produção para países onde o consumo desta fruta é mais significativo. A principal vantagem da produção de peras para exportação é o fato de que a nossa safra de verão coincide com a entressafra no hemisfério norte, fazendo com que a Europa, principalmente, se torne um bom local para nossas exportações.

A pereira é uma árvore de clima temperado e, por esta razão, adapta-se melhor nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Além disso, o produtor pode optar por cultivar variedades que requeiram menos horas/ano de baixas temperaturas para o seu desenvolvimento. As principais variedades são de origem européia ou asiáticas, entretanto, muitas variedades já foram desenvolvidas no Brasil, visando uma melhor adaptabilidade às nossas condições climáticas, proporcionando, assim, melhores resultados.

O plantio é feito em covas de cerca de 75cm, com um espaçamento médio de 7m entre as linhas e de 6 a 7m entre as árvores. Pode ser utilizado, também, um espaçamento de 4x4m. A pereira não se adapta bem em solos alcalinos, sendo que o pH mais indicado deve ser entre 5,5 e 6. A multiplicação desta planta é feita através de enxertias, para a obtenção das mudas. Desenvolve-se melhor em solos bem drenados e profundos. O excesso de umidade prejudica a formação dos frutos.

Um dos principais cuidados na escolha do local para o plantio é o fato da pereira precisar ficar protegida dos ventos fortes. Para tal, podem ser plantadas em encostas ou próximas a algum tipo de vegetação que as protejam dos ventos.

A área do cultivo deve ser capinada regularmente, para evitar as invasora. Pode ser utilizada, também, cobertura morta. As podas são muito boas para esta planta, principalmente nos primeiros anos. Quando ela já estiver em produção, as podas podem fazer com que a produtividade seja aumentada. Devem ser podadas somente durante o inverno, quando estão sem folhas.

Uma pereira pode produzir, em média, 45kg de frutos por ano, podendo chegar, em alguns casos à 140kg/ano. A produção torna-se comercialmente atrativa após o quinto ano. Após a colheita, os frutos devem ser armazenados sob refrigeração, para uma melhor conservação, apesar de se manterem bem, sem refrigeração, por até 20 dias.

As doenças que mais atacam as pereiras são a sarna e a entomosporiose, que podem ser combatidas com pulverizações, que devem ser feitas durante o inverno. Esta planta também sofre com a mosca-da-fruta, que é a sua principal praga.

 

Deixe uma resposta