O cultivo da ameixa

0
124
O cultivo da ameixa
Site do Café

O cultivo da ameixa

Existem muitas variedades e tipos de ameixas, muitas de origem européia e outras de origem asiática, especialmente da China. As ameixeiras européias (Prunus domestica L.), devido à sua origem, necessitam de locais com temperaturas médias mais baixas, ou seja, se adaptam melhor em regiões frias. No Brasil, os melhores locais para o seu cultivo são as serras e na região Sul do País.

As variedades originárias da China (Prunus Salicina L.), mas conhecidas como japonesas, ao contrário das européias, não suportam temperaturas baixas e se adaptam muito bem ao clima quente. Desta forma, essas variedades se adaptam bem a praticamente todo o território brasileiro, mesmo em boa parte da região Sul.

Todas as variedades de ameixas proporcionam elementos nutritivos para o ser humano. Seu valor calórico médio é de 45 calorias para cada 100g e em sua composição encontramos proteínas, cálcio, ferro, fósforo, além das vitaminas A, B1, B2 e C (cerca de 7g em cada 100).

Os solos mais indicados para o plantio das ameixeiras são os argilo-silicosos, os sílico-argilosos e os argilo-calcários. Praticamente, esta cultura se desenvolve bem em qualquer tipo de solo, só havendo restrições aos solos muito úmidos. Como regra geral, a escolha da melhor variedade deve ser feita de acordo com a região, ou seja, pelo clima e médias de temperatura.

A época indicada para o plantio das ameixeiras é o inverno, normalmente durante o mês de junho ou julho. O espaçamento mais utilizado nesta cultura é de 6m entre as linhas e 4m entre as plantas. O plantio é feito através de mudas, que são obtidas por sementes, enxertos ou brotos retirados das raízes.

Os tratos culturais são simples, requerendo que se mantenha uma faixa limpa em torno dos troncos. Além disso, devem ser feitas podas de formação, que ajudam no desenvolvimento das plantas nos primeiros anos e, depois, podas de frutificação, que auxiliam na manutenção da qualidade dos frutos obtidos.

A colheita é feita em épocas diferentes, de acordo com a utilização que será dada aos frutos. Para a comercialização de frutos frescos, por exemplo, a colheita deve ser feita antes da maturação estar completa. Quando forem destinados à produção industrial, os frutos poderão ser colhidos totalmente maduros.

As pragas mais comuns que podem atacar esta cultura são as moscas-das-frutas, pulgões e cochonilhas. A doença mais comumente encontrada em plantações de ameixeiras, entre tantas outras, é a escaldadura-das-folhas, que é causada por uma bactéria que, normalmente, é trazida com as mudas. De um modo geral, esta e outras doenças de origem bacteriana, podem ser controladas com o uso de defensivos apropriados.

Deixe uma resposta