O cultivo da jaca

0
153
O cultivo da jaca
Site do Café

O cultivo da jaca

A jaqueira Artocarpus integri folia Linn.é uma árvore que pode atingir mais de 20m de altura e produz frutos que podem ser consumidos de diversas formas. Esta árvore é originária da Índia e foi introduzida no Brasil em meados do século XIX, pelos portugueses.

A jaca é uma fruta que sempre divide opiniões: muitos a consideram como sinônimo de algo de sabor desagradável, quando se referem à sua polpa natural ou mesmo quando é utilizada em doces, licores, etc. Entretanto, apesar do grande número de pessoas que acham esta fruta “enjoativa”, existe também uma grande quantidade de pessoas que gostam dela e de produtos que a utilizam como matéria prima.

Existem muita variedades, apesar de, no Brasil, as mais cultivadas e consumidas serem a jaca-dura, a jaca-mole e a jaca-manteiga. A jaca-dura pode pesar até 50kg, enquanto que as outras variedades ficam entre os 15 a 20kg. Cada 100g de fruta contém um valor energético de 61 calorias e apresenta em sua composição as vitaminas A, B1, B2 e C, além de proteínas e minerais, como o fósforo, cálcio e ferro.
Por ser originária da Índia, as melhores condições para o seu cultivo, no Brasil, são as encontradas nas regiões Norte e Nordeste, sempre em localidades com clima úmido ou semi-úmido. Em regiões quentes, mas secas, se for bem irrigada, a cultura da jaqueira pode ser muito bem aproveitada e desenvolvida.
A jaqueira é uma planta que prefere solos férteis, profundos e permeáveis, além dos terrenos úmidos. Desta forma, se desenvolve melhor em locais com alto índice pluviométrico e em regiões próximas à rios, lagoas, igarapés, etc.
O plantio é feito, normalmente, com a utilização de sementes, podendo ser utilizada, também, a multiplicação por estaquias. Quando as mudas atingem cerca de 20 cm, devem ser transplantadas para o local definitivo, o que é feito durante a época das chuvas ou, no caso de regiões mais secas, devem ser constantemente irrigadas, para mantermos o solo sempre úmido. As covas devem ser feitas com espaçamento de 10m entre elas.
O melhor, por ocasião do plantio, é utilizarmos uma boa adubação orgânica, com esterco de curral, que pode ser repetida no decorrer do tempo.
Após 5 anos do plantio, os frutos apresentarão condições para a primeira colheita : exalarão um cheiro forte característico e, quando “batermos” neles, perceberemos, pelo som, que estarão ocos.
Como tratos culturais importantes, podemos destacar, como já foi mencionado, a importância da irrigação, quando o plantio é feito em regiões mais secas, além de uma “limpeza” anual, na qual removemos ramos secos e que apresentem má conformação.

Deixe uma resposta