Bananeira – planta de clima quente e úmido

0
118
Bananeira - planta de clima quente e úmido
Site do Café

Bananeira – planta de clima quente e úmido

A bananeira (Musa sapientium L.) é a planta que produz a banana, uma das frutas mais famosas e apreciadas no mundo inteiro. Em países de clima frio, é considerada uma fruta “exótica”, pela imagem paradisíaca dos locais que as produzem. Nos países produtores, é uma importante fonte de alimento para a população. Desta forma, no Brasil, encontramos um grande mercado interno e, também, uma ótima oportunidade para exportação.

É uma fruta pobre em proteínas, mas em sua composição encontramos cálcio, fósforo, ferro e vitamina C. Seu valor energético é de cerca de 95 calorias por 100gr, no caso da variedade nanica.

Existem muitas variedades, de tamanhos e composições nutritivas diferentes, apesar das mais produzidas e com maior potencial de mercado serem a nanica, a prata e a prata-anã. Além dessas, também podemos ressaltar a banana-maçã, entre outras.

Além de poderem ser consumidas ao natural, as bananas são muito empregadas na fabricação de geléias, licores, doces, etc. Algumas variedades como a da terra, por exemplo, são normalmente consumidas cozidas, assadas ou fritas.

Além do seu delicioso fruto, a bananeira apresenta outras utilizações, pois suas folhas são amplamente empregadas em trabalhos artesanais e até na construção de casas populares.

A bananeira se desenvolve melhor em regiões com alto índice de chuvas, bem distribuídas durante todo o ano, e com temperaturas médias elevadas. Por estas razões, apesar de ser encontrada e cultivada em praticamente todo o território nacional, a região Sul não é tão indicada para este tipo de planta.

O plantio deve ser feito no início da época das chuvas e o espaçamento utilizado é de 3x3m, para as variedades da terra e prata e de 2x2m, para a variedade nanica. As covas devem ter 40x40x40cm. A colheita começa de 12 a 18 meses após o plantio, variando de acordo com fatores como a temperatura média local, quantidade de chuvas ou irrigação recebida e características do solo.

Antes do plantio, devemos realizar uma análise do solo, para verificarmos as possíveis deficiências e as necessidades de adubação ou calagem. Atualmente, o mais recomendado é o uso de fertilizantes orgânicos.

Os tratos culturais indicados são simples, bastando que se mantenha o terreno livre de invasoras, fazendo-se capinas regulares. Além disso, podemos utilizar, também, uma cobertura morta, feitas com partes mortas ou danificadas das próprias bananeiras (como as folhas, por exemplo).

Deixe uma resposta