Maracujá

0
116
Maracujá
Site do Café

Maracujá

Existem cerca de 60 espécies de maracujás do gênero Passiflora. São trepadeiras e, por essa razão, devem ser apoiadas em espaldares, cercas, latadas ou caramanchões. Multiplicam-se por sementes, mas também por estacas e por mergulhia. Frutifica, em geral, no segundo ano.

Os maracujazeiros necessitam de solo solto, de preferência rico em matéria orgânica.

Os maracujás, também consumidos ao natural, são mais empregados para a produção de suco, doces, geléias, licores, etc. Os frutos possuem uma substância calmante, a passiflorina. Entre os mais plantados no Brasil, temos:

– Maracujá-mirim (Passiflora edulis) : de frutos globosos, alaranjados ou roxos, também conhecido por pintado, miúdo, peroba, etc., sendo as suas variedades as melhores para a produção de sucos, compotas, geléias, etc.

– Maracujá-açu (Passiflora quadrangularis) : de frutos ovóides, grandes e amarelo-esverdeados, quando maduros, com sabor ácido e um bom aroma.

– Maracujá-grande ou maracujá-comprido (Passiflora alata) : com frutos de ovóides a piriformes, de 8 a 12cm de comprimento e 5 na parte mais larga, existindo diversas variedades.

– Maracujá-melão (Passiflora macrocarpa) : também conhecido como maracujá-da-Amazônia, é o maior deles, com 2 a 3kg.

Por serem trepadeiras de porte, com folhas e, principalmente, flores lindas, podem ser empregadas em pérgulas ou caramanchões, ?fazendo bonito? em qualquer jardim e ainda produzindo frutos. O espaçamento necessário para as plantações é de 2x3m.

Sementes

As primeiras podem ser adquiridas em casas especializadas ou em vizinhos. Quando, porém, já temos a plantação, o melhor é produzirmos as sementes pois, assim, evitaremos a possível entrada de doenças por meio delas. Para isso, devemos escolher frutos bem desenvolvidos, de casca fina, com as características da sua espécie ou variedade.

Como as sementes são envolvidas por uma mucilagem, devemos deixá-las mergulhadas em água, durante uma semana, para ficarem limpas. Depois as lavamos bem e as colocamos para secar à sombra.

Outra maneira mais rápida de obtermos as sementes limpas é misturá-las, com água, em um liquidificador, rodando bem devagar. Depois é só lavá-las e colocá-las para secar à sombra e estarão prontas para serem plantadas, embora uma parte delas sofra danos causados pelas pás do aparelho.

Plantio

O solo deve ser profundo, não muito ácido e bem drenado, porque o maracujá não suporta solos encharcados. Semear em viveiros, de agosto a setembro, apesar de alguns agricultores preferirem semear no inverno, colhendo os frutos em dezembro. Fazer o transplante para o local definitivo quando as mudinhas estiverem com 25 a 30cm, o que ocorre em cerca de 50 dias. Quando em grandes plantações, o espaçamento é de 4x5m nas linhas, trabalhadas mecanicamente e de 2,5x5m , quando os tratos são manuais ou com o emprego de tração animal.

Podemos adubar as covas com estercos ou composto. A calagem, para corrigir a acidez do solo, quando necessária, deve ser feita 60 dias antes da plantação. Podemos usar, também, em cada cova, 200g de superfosfato simples e 60 de cloreto de potássio e, depois, mais 5 aplicações de sulfato de amônia, 1 a cada mês, até o início da produção.

Como já foi mencionado, o maracujazeiro é uma trepadeira, necessitando de tutores, varas ou bambus, para subir e alcançar um fio de arame a 1,80m de altura e apoiado em mourões com espaçamentos de 5m, uns dos outros. Devemos fazer uma limpeza, nas plantas, eliminando galhos, ramos, etc. do solo, até 1m de altura, o que deve ser feito no inverno, entre os 1º e 2º anos.

As pulverizações devem ser feitas até às 9h da manhã, porque a flor do maracujá amarelo abre ao meio-dia. Como as flores do maracujá-roxo se abrem pela manhã, não devemos plantar as duas variedades juntas.

Colheita

Três vezes por semana, no verão e 1 a 2 fora dessa época. Os maracujás podem ser colhidos depois que caem ao chão ou, então, no pé, antes de caírem. A temperatura ideal para eles é de 26 ºC, não tolerando geadas ou ventos frios. Como já foi mencionado, a colheita, em geral, é realizada no segundo ano após o plantio.

Deixe uma resposta