Morango: cultivo e características

0
117
Morango: cultivo e características
Site do Café

Morango: cultivo e características

O morango vêm, há muito tempo, sendo cultivado em hortas domésticas mas, atualmente, já representa um fator econômico relevante para a agricultura de estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Esse grande desenvolvimento se deve, em grande parte, ao Instituto Agronômico de Campinas, que obteve variedades de grande valor, resistentes, precoces e muito produtivas. As variedades mais plantadas no Brasil são oriundas de pesquisas desse instituto.

Dentre as variedades mais plantadas temos a Campinas, que produz bem, é precoce e tem uma grande aceitação no mercado. Os seus frutos vermelhos-rosado-brilhantes são grandes, saborosos, rosados por dentro e se formam fora das folhas, o que facilita a sua limpeza. É mais usado ao natural. Outra variedade bastante cultivada é a Monte Alegre, também precoce, sendo os frutos protegidos pelas folhas. É vermelho, tanto por fora quanto por dentro, não tão grande quanto os frutos da variedade Campinas, podendo ser considerado de tamanho médio. Um tanto adocicado e um pouco ácido, é um dos preferidos para a fabricação de geléias, sorvetes, etc. Ambos, no entanto, nas hortas domésticas, são empregados tanto como fruta, ao natural, quanto para doces, geléias, etc.

Preparo do terreno, adubação e irrigação

O morangueiro prefere solos areno-argilosos, pouco ácidos, com pH 5,5 a 6, rico em matéria orgânica, mas não muito úmidos, livre de pragas e bem limpo, sem mato. Para o preparo do solo, devemos arar e gradear muito bem, quando se tratar de grandes plantações, e capinar e revolver a terra com enxadão e enxada, quando em plantações pequenas ou domésticas.

O terreno deve ser adubado com estercos ou composto. Os canteiros devem ter de 100 a 120cm de largura, mais ou menos 10cm de altura e com passagens de 40 a 50cm entre eles. Além disso, devemos ter água limpa, em abundância, para as regas que são muito importantes. O melhor, quando possível, é a irrigação por aspersão, ou seja, por meio de encanamentos com bicos, “chuveirinhos” ou esguichos especiais e com jato forte, porque a água, caindo sobre as plantas, carrega com ela pulgões e ácaros que se encontram, principalmente sobre as folhas, diminuindo a infestação.

Rotação de culturas

A plantação deve ser renovada a cada ano, com o aproveitamento das mudas para fazer nova plantação ou a utilização para fazer o composto, de todo o material (plantas, etc.) da antiga plantação. Somente em casos especiais, quando a plantação estiver em ótimo estado sanitário, livre de pragas e doenças, além da terra ser de boa qualidade ou bem adubada é que podemos fazer a cultura por 2 anos no mesmo lugar.

O melhor, porém, para maior garantia, é fazer a rotação de culturas, plantando o morango somente 1 ano no mesmo lugar, para evitar a incidência de pragas e facilitar o seu controle. Devemos, no entanto, evitar a rotação de culturas com o tomate e a batata, porque eles podem transmitir um fungo que também mata os morangueiros.

Deixe uma resposta