Graviola

0
114
Graviola
Site do Café

Graviola

A graviola (Annona muricata L.) é uma árvore frutífera originária das Índias Ocidentais e que é cultivada em muitos países, principalmente nos de climas mais quentes, tropicais, onde se adapta muito bem. Devido a essa característica, no Brasil, as regiões mais quentes (Nordeste e Norte) são as maiores produtoras. Seus frutos são utilizados, principalmente para sucos, para serem consumidos ao natural e, em algumas regiões, na fabricação de sorvetes.

Não é uma planta muito exigente, no que diz respeito ao solo, adaptando-se bem a vários tipos. Como já mencionamos, os climas quentes e tropicais são os mais indicados e, além disso, é uma planta que requer uma grande umidade.

O plantio pode ser feito diretamente no local definitivo, com sementes em sacos plásticos ou, ainda, através da semeadura em sementeiras e o posterior transplante das mudas para o local definitivo, quando estas atingem 30cm. Antes do plantio, deve ser feita uma análise do solo, para verificar a necessidade de adubação ou calagem. O período de desenvolvimento nas sementeiras é de, aproximadamente, 5 meses.

O espaçamento mais indicado para o plantio no local definitivo é de 6 x 6m, por se tratar de uma árvore grande, que pode atingir até 8m de altura. Antes das mudas serem colocadas nas covas é importante que essas sejam devidamente adubadas, preferencialmente com esterco curtido.

Por ser uma planta que depende bastante de altos níveis de umidade, o seu plantio deve ocorrer no início da época das chuvas e, caso ocorra um período sem chuvas após o plantio, a érea deve ser irrigada, para manter o solo bastante úmido. Os tratos culturais são relativamente simples e resumem-se, principalmente, às roçadas e a eventuais podas das árvores, para eliminar ramos que apresentem má formação ou que estejam secos.

É uma planta relativamente resistente a doenças e pragas. É sujeita, principalmente, às brocas e à antracnose. As brocas são os maiores problemas desta cultura, pois podem atacar e destruir plantações inteiras. Se a árvore não for atacada pelas brocas, poderá ser produtiva por cerca de 11 ou 12 anos. A primeira colheita, em plantações comerciais, deve ser feita somente após quatro anos.

Nas entrelinhas das plantações de graviola, podem ser plantadas outras culturas consorciadas, como feijão e milho. Esta prática é mais indicada nos 3 primeiros anos, após o plantio da graviola. Além disso, a própria graviola pode ser plantada entre as linhas de uma plantação de mangas.

Além de ser uma fruta saborosa, boa para sucos, sorvetes ou ao natural, a graviola é rica em vitamina C (cerca de 25mg a cada 100g) e contém, também, cálcio, fósforo, vitamina B1 e B2. O peso de uma graviola pode chegar a mais de 3kg, em algumas variedades.

Deixe uma resposta