Milheto – forrageira de alto valor nutritivo

0
132
Site do Café

Milheto – forrageira de alto valor nutritivo

Essa planta, cujo nome científico é Pennisetum americanum L. Reeke, é uma ótima gramínea forrageira anual, possuindo um elevado valor nutritivo.

Pode ser empregada na alimentação de animais, nas pastagens, bem como para corte e fenação, pois é muito rica em elementos nutritivos. Alem disso, quando a sua plantação é bem feita, de acordo com as suas necessidades e com um bom manejo, sua produção é elevada, atingindo de 10 a 12 toneladas de feno, por hectare. Podem produzir de 14 a 15% de proteínas, quantidades essas muito expressivas, por seu volume e que vem demonstrar as suas possibilidades na produção de proteínas.

O feno do milheto tem, ainda, a grande vantagem de ser de alta palatabilidade, possuir um elevado nível protéico, ser rico em sais minerais e de obter bons resultados rapidamente, ou melhor, na manutenção dos animais e nas suas produções de carne e leite.
O milheto pode ser cultivado em consórcio com leguminosas, também de ciclo vegetativo anual, sendo assim, formadas pastagens de elevado valor nutritivo e com melhores resultados do que os obtidos somente com gramíneas.

A plantação do milheto deve ser feita em solos permeáveis, bem drenados e leves, inclusive com areia, pois não se adapta a solos úmidos e pesados e quando a temperatura ambiente começa a se elevar, ou seja, a partir do mês de outubro, quando também a temperatura do solo aumenta, girando em torno dos 20°C.

Devemos levar em consideração, ainda, que quanto maior for a luminosidade, maior será a rapidez , a capacidade de germinação, de crescimento e de rebrota do milheto.

Essas pastagens têm capacidade para sustentar 1.110 a 1.200kg de peso vivo de animais, por hectare e, geralmente, proporcionando um ganho de peso.

Desde que o solo seja bem preparado e a plantação se desenvolva normalmente, seu aproveitamento, como pastagem, pode ser feito à partir de 50 dias após o plantio. Para a operação de plantio, podem ser consumidos até 20kg de sementes de milheto, por hectare.

O cultivo do milheto deve ser feito somente com sementes bem selecionadas e nas épocas mais indicadas, para que os seus resultados sejam os melhores possíveis.

Para que haja uma boa brotação ou rebrotação nas plantações de milheto e elas não sejam prejudicadas pelos animais, eles não devem comer as gemas que, geralmente, se situam 10 a 15cm do solo. Não deve ser permitido, também, que as plantas cresçam muito, pois quando isso ocorre elas florescem, alterando o seu ciclo vegetativo, prejudicando a sua produção.

Deixe uma resposta