Centrózema – forrageira para consumo animal

0
140
Site do Café

Centrózema – forrageira para consumo animal

A centrózema (Centrósema pubescens Benth) é uma leguminosa indígena, perene e volúvel, que enrosca-se e sube em outras plantas e arbustos. Possui hastes finas, flexíveis, tenras e verdes, que se alastram pelo solo, enraizando-se nos nós.

Suas vagens são estreitas, de 10cm de comprimento, nas quais são encontradas pequenas e numerosas sementes achatadas, pardas, rajadas ou completamente marrons e que, por terem um tegumento duro, devem ser tratadas, para que nelas penetre a umidade e possam germinar em maior quantidade.

Sua plantação deve ser feita no início da primavera, em covas espaçadas de 60 a 70cm e nas quais são colocadas de 10 a 15 sementes, sendo necessários 7kg de sementes para plantar um hectare. Pode produzir 450kg de sementes por hectare.

Serve para pastagem, para o corte e também para a produção de feno. Desenvolve-se bem em terras férteis ou de mediana fertilidade. Cobre completamente o terreno com um colchão de 40 a 50cm de altura, cuja parte de cima se conserva verde durante todo o ano. Enquanto isso, por baixo, se forma uma camada de folhas secas, que se transformam em um excelente adubo.

Deixe uma resposta