Marmelada de cavalo

0
127
Site do Café

Marmelada de cavalo

A marmelada de cavalo é uma leguminosa indígena, perene, encontrada nos campos e beiras de estradas, em diversos estados do Brasil. Tem sido empregada para substituir a alfafa, onde esta não pode ser cultivada.

Cresce bastante, atingindo de 2,5 a 3m de altura. Possui um caule lenhoso, simples ou ramificado e com folhas compostas. Produz vagens, no interior das quais se encontram sementes achatadas e ovais, amarelas brilhantes. É um pouco exigente, vegeta bem em climas quentes e temperados e em solos férteis ou de mediana fertilidade.

Sua propagação é feita por meio de sementes e a plantação deve ser realizada no início da estação das águas (setembro a novembro), em covas distanciadas 60cm, quando for para produção de sementes, ou em linhas, com espaço de 40cm, para o corte. Neste caso, são necessários 35kg de sementes, enquanto que para o sistema de covas, bastam 6 a 8kg por hectare. As sementes devem ser cobertas com 1 a 2cm de terra, no máximo.

Como as sementes são protegidas por um tegumento duro devemos, antes de plantá-las, esfregá-las com um pouco de areia para ferir a superfície, facilitando assim a penetração da umidade e a sua germinação que, de outro modo, é em geral muito baixa.
A marmelada de cavalo deve ser cortada 10cm acima do solo e no máximo com 60cm de altura, para que não fique muito lenhosa e as folhas da base do seu caule não caiam, à medida que a planta vai crescendo.

Produz 5 cortes por ano, com um rendimento de 20.000kg de forragem verde ou 6.000kg de feno, por hectare. Para fenação, deve ser cortada com 40cm de altura. Pode ser, também, ensilada. Produz de 150 a 300kg de sementes por hectare.

Deixe uma resposta