Marketing rural

0
16
Site do Café

A maioria dos setores da economia utilizam o marketing como arma para seu desenvolvimento. O marketing, ou seja, a publicidade, a propaganda e qualquer outra ferramenta de divulgação, distribuição, análise de mercado e promoção, ajuda a movimentar a maior parte das atividades econômicas em todo o mundo.

No caso do setor rural, isso não poderia ser diferente. O marketing rural é uma atividade em franco desenvolvimento e, no Brasil, está “despertando” com toda a força. Na verdade, este “despertar” vêm ocorrendo com intensidade crescente nos últimos anos. As primeiras empresas a se utilizarem do marketing, na área rural, foram as grandes multinacionais, principalmente dos setores de maquinário agrícola e químico.

Com o passar do tempo, várias atividades agropecuárias começaram a se desenvolver através do marketing rural, em alguns casos, o marketing pode ser considerado a “alma” da negócio. Um claro exemplo disso são os milionários leilões de animais, principalmente os de cavalos, que se utilizam de uma grande estrutura de divulgação, que inclui publicidade, organização de eventos, assessoria de imprensa, etc. Os altos valores conseguidos nesse tipo de leilões se deve, principalmente, a uma organização e uma divulgação bem feitas.

As grandes empresas do setor estão utilizando, cada vez mais, o marketing como meio de aumentar seus negócios, vender mais, consolidar suas marcas e, ainda, aumentar o valor das empresas e suas ações.

As ações de marketing rural estão ficando mais eficientes, entre outros motivos, devido a existência e à criação constante de novas mídias direcionadas a este mercado, como canais e programas de TV exclusivos, um número crescente de revistas direcionadas para o setor e, mais recentemente, sites na Internet, como o RuralNews, que são direcionados para a comunidade agropecuária brasileira. Através dessas mídias, os anunciantes podem “falar” mais diretamente com o seu público, mostrar as qualidades dos seus produtos, a força e a idoneidade de suas empresas e, conseqüentemente, vender mais os seus produtos, serviços ou, ainda, consolidar a sua marca no mercado.

site do café

Deixe uma resposta