Manejo para a reprodução dos escargots

0
98
Manejo para a reprodução dos escargots
Site do Café

Manejo para a reprodução dos escargots

Para que possamos obter os melhores resultados na produção de escargots, devemos adotar as técnicas e o manejo mais indicados. Assim sendo, vamos apresentar, a seguir, esses procedimentos, os mais modernos adotados para essa atividade pecuária.

Reprodutores

Devem ser colocados, no máximo, 60 animais por metro quadrado das instalações em que se encontram, quando se tratar de animais Helix aspersa (peti gris) e 50, quando eles forem Helix pomatia (bourgogne). Essas instalações podem ser diretamente sobre o piso do galpão (de preferência), ou mesmo nos parques ao ar livre, embora possa haver sérios inconvenientes.

Chegando a época ou momento propício, os escargots se acasalam e depois de certo período fazem a postura, colocando os seus ovos em ninhos por eles mesmos construídos. Nessa época, o criador deve ficar bem atento e poderá escolher um dos dois caminhos a seguir: ou faz a coleta dos ovos e os leva para um local adequado, como verificaremos mais adiante ou, então, os deixa no mesmo local da postura e, mais tarde, faz a coleta dos filhotes.

Coleta dos ovos

Quando o criador opta por essa técnica, deve vigiar bem os escargots e, com pequenas estacas, vai marcando os locais dos seus ninhos. Terminada a postura, o helicicultor recolhe os ovos, separadamente, uma ninhada de cada vez. Para isso, pode usar uma colher.

Incubadora ou chocadeira 

Feita a coleta, os ovos são colocados em caixas ou recipientes especiais que podemos chamar de “chocadeiras” ou incubadoras e cujo fundo possui uma camada de terra e uma tampa de tela bem fina, de náilon ou mesmo de vidro, acrílico ou plástico. A terra deve ser a mais “limpa” possível, ou seja, livre de bactérias patogênicas, vermes insetos, fungos, etc., para evitar que os ovos sejam por eles atacados.

A eclosão ocorre dentro de um período variável, de acordo com o caracol que está sendo criado e com a temperatura ambiente. Os recém-nascidos saem da terra e vão para a tampa da chocadeira, sendo aí capturados.

Esse método, embora eficiente, pode ocasionar queda na percentagem de eclosão, além de exigir mais mão-de-obra e tempo para as operações necessárias à sua execução. Assim sendo, o melhor é deixar os ovos eclodirem no local em que foram postos ou, então, utilizar o método a seguir.

Bandejas de postura 

Nada mais são do que bandejas de plástico ou de madeira, cheias de terra e que são colocadas no setor de reprodutores, para que eles façam suas posturas dentro delas. Depois, é só retirar essas bandejas, já com os ovos e coloca-los dentro das chocadeiras ou incubadoras. Os resultados desse método são os melhores, comparados com os obtidos com outras técnicas. Logo que nascem, os recém-nascidos saem da terra e vão para as paredes e tampa da caixa.

Deixe uma resposta