Fatores que influenciam o desenvolvimento dos escargots

0
99
Fatores que influenciam o desenvolvimento dos escargots
Site do Café

Fatores que influenciam o desenvolvimento dos escargots

O crescimento ou desenvolvimento dos escargots pode variar bastante, dependendo de vários fatores, como se segue:

– fator animal : de acordo com a espécie, variedade, individualidade, estado de saúde e idade do escargot;

– fator ambiente : clima, temperatura, estação do ano, etc.;
– fator alimentação : a quantidade e qualidade da alimentação é decisiva para bom desenvolvimento dos escargots;
– fator manejo;
– fator instalações.

Fator animal

Em relação à espécie, ficou evidenciado na Europa que o Helix pomatia leva 3 anos para se desenvolver e se tornar adulto. Já o Helix aspersa é mais precoce, atingindo o mesmo estágio que o molusco anterior, com um ano de idade ou até mesmo antes.

Indivíduos há, também, que embora da mesma idade que os outros do seu lote, se desenvolvem mais rapidamente e entram em reprodução mais cedo. Isto revela uma grande precocidade, o que é um fator muito importante para a seleção dos reprodutores.

Fator ambiente

Não só nas estações mais frias do ano mas, também, nos períodos mais secos, com um índice de umidade do ar bem baixo, há uma diminuição e até mesmo a parada no ritmo do crescimento dos escargots. Isto ocorre principalmente quando o animal entra em hibernação ou mesmo quando se encolhe dentro da concha, quando as condições ambientais não lhe são favoráveis.

Fator alimentação

O escargot é um animal essencialmente herbívoro, apresentando um consumo médio de forragens verdes, por dia, de 20% do seu peso vivo, para os jovens, e de 10% para os adultos. Devemos mencionar, também, por sua grande importância no arraçoamento dos animais, a conversão alimentar, ou seja, a quantidade de alimentos necessários para obtermos 1kg de peso vivo.

No caso do escargot, a conversão é de 10:1, isto é, são necessários 10kg de forrageiras verdes para a produção de 1kg de peso vivo. Quando se trata de alimentos concentrados, como no caso de rações balanceadas, farinhas, farelos, etc., a conversão é bem maior, sendo de 3:1. Isto significa que são necessários 3kg desses alimentos para obtermos 1kg de escargot.

Essas conversões, naturalmente, podem variar de acordo com os alimentos ingeridos, sua composição, seu estado vegetativo, a composição das rações balanceadas, etc. Assim sendo, todo o cuidado é pouco na escolha dos alimentos a serem administrados aos escargots.

Deixe uma resposta