Horta – como plantar Batata (Solanum tuberosum)

0
97
Site do Café

Batata (Solanum tuberosum) é uma planta anual de raízes finas e caule em rizomas, que é a parte comestível da planta. É rica em amido, água, hidratos de carbono, proteína, carbonato de potássio e gordura. São o quarto alimento mais colhido no mundo. Em conjunto com o trigo e o arroz, é um dos três alimentos mais importantes e completos da roda dos alimentos, sendo uma ótima fonte de energia. É muito consumida em sopas, purês, saladas, tortas, fritas e muitas outras.

Sua reprodução é feita plantando-se os tubérculos. Para cultivar a Batata o ideal é plantá-la entre janeiro e abril, em locais secos, e entre maio e junho, em temperaturas baixas. Respeite um espaçamento de 30 cm a 40 cm entre as covas de plantio.

A Batata, para o seu bom desenvolvimento, necessita de temperatura entre 15°C e 20°C. Acima de 27-30°C a formação dos tubérculos é seriamente prejudicada. Outra característica importante para o seu desenvolvimento é o fato de a batata necessitar de boa luminosidade e algumas horas de sol direto. Em regiões de clima quente, cultive-as em locais que batam sombra parcial.

Como plantar Batata

– Compre as sementes de Batatas de viveiros de sua confiança.

– O solo, para o cultivo, deve possuir boa drenagem. Elimine as pedras e demais detritos que possam atrapalhar o bom desenvolvimento da cultura. Certifique-se que ele seja fértil, possua matéria orgânica em quantidade satisfatória e que ele seja rico em nitrogênio.

– Adubar a terra antes da plantação, cerca de um mês de antecedência.

– Ao irrigar, tenha o cuidado de não encharcá-lo. Não se esqueça de mantê-lo sempre úmido. O excesso de água facilita o surgimento de doenças na plantação. Suspenda a irrigação nas duas últimas semanas antes da colheita.

– Certificar que as Batatas que não apresentam sinais de doenças. O ideal é deixar as Batatas em ambiente bem iluminado até que os brotos (ou rebentos) cresçam (cada olho do tubérculo produz um broto ou rebento). As Batatas são plantadas quando os brotos atingem aproximadamente 2 cm de comprimento.

– As Batatas demoram aproximadamente entre 14 a 16 semanas a amadurecer e quando começam a ganhar flor é sinal que estão quase prontas a serem colhidas.

– As ramas, apresentando cor amarelada e estando os tubérculos estão se soltando com facilidade, indica-se que as batatas estão no ponto de serem colhidas.

Obs.: Deve-se tomar muito cuidado em não deixar que os tubérculos sejam expostos à luz.

Deixe uma resposta