Como identificar fruta-pão

0
193
Site do Café

A espécie nativa da Ásia pode atingir até 20 metros de altura

Disseram que é fruta-pão a árvore que plantei de uma semente que ganhei, mas não tenho certeza. Será que é mesmo? E os frutos são comestíveis?

Pela análise das imagens, existe grande probabilidade de a planta não ser um exemplar da fruta-pão, nome popular da espécie Artocarpus altilis, que também é conhecida por Artocarpus communis e Artocarpus incisus.

Pertencente à família das Moráceas, sendo parente próximo da jaca (Artocarpus heterophyllus), a fruta-pão é nativa da Ásia, mais especificamente das ilhas da Polinésia, Java, Sumatra e Malásia, regiões tipicamente tropicais com elevada pluviosidade anual. A árvore da fruta-pão possui caule ramificado, que pode atingir até 20 metros de altura. Suas folhas são grandes e brilhosas, de limbo recortado e de coloração verde intensa. Os frutos são grandes, redondos e chegam a pesar 3 quilos, com casca de cor verde-amarelada.

As plantas da fruta-pão dividem-se em duas variedades. A “apirênica”, chamada popularmente como fruta-pão de massa e propagada por meio de estaquia das raízes, não possui sementes e é cultivada para o consumo da polpa cozida, assada ou frita. Branca-amarelada quando crua e amarela intensa após o cozimento, a polpa rica em amido, proteínas e vitaminas, também pode ser transformada em farinha e utilizada em panificação, confeitaria e até para o preparo de nhoque. Já a polpa amarronzada da variedade “seminífera”, conhecida como fruta-pão de caroço, não é para ser consumida. No entanto, suas numerosas sementes, por meio das quais se faz a multiplicação da planta, são comestíveis após assadas ou cozidas.

Deixe uma resposta