A cenoura e seu cultivo

0
114
A cenoura e seu cultivo
Site do Café

A cenoura e seu cultivo

A cenoura é uma planta que produz uma raiz comestível e muito apreciada em todo o mundo, consumida pura ou como acompanhamento para os mais diversos pratos na maioria das cozinhas do mundo.

Sua raiz é rica em vitamina A e é uma das hortaliças mais plantadas em todo o Brasil. Prefere climas amenos e o seu período de maior produção é de julho a novembro. Existem muitas variedades, algumas desenvolvidas no Brasil, para que a produção possa ocorrer durante todo o ano e na maioria das regiões do País.

Seu desenvolvimento é melhor em temperaturas que vão de 8 a 22 ºC, apesar de existirem algumas variedades que se adaptam bem a temperaturas de pouco mais de 25 ºC. Prefere solos férteis, ricos em matéria orgânica, bem drenados e com pH por volta de 6.

Plantio

As variedades kuronan e brasília são plantadas de janeiro a março. O plantio de inverno é feio de março a junho e o de verão, de setembro a janeiro. O solo deve ser analisado 3 ou 4 meses antes do plantio, para que seja feita a sua correção e adubação.

O plantio é feito em sulcos com 20 a 30cm de distância e 1 a 2cm de profundidade. As sementes devem ser colocadas em um filete contínuo, aproximadamente 3g de semente por metro quadrado. Deve-se manter o terreno limpo, sem plantas invasoras por até 3 meses após o plantio.

Tratos culturais

Regas diárias durante um mês após o plantio e depois, a cada 3 dias. Deve ser feito o desbaste quando as plantas estiverem com 10cm de altura, além de eliminar as mais fracas. Depois disso, deve ser feita uma adubação de cobertura, com 50 a 100g de sulfato de amônia ou nitrocálcio, ou de 30 a 50g de uréia. Deve-se fazer capinas sempre que necessário, para limpar a plantação.

Colheita

A colheita acontece entre 70 e 120 dias, de acordo com a variedade plantada. Em lugares mais frios, o florescimento é mais rápido, prematuro, fazendo com que haja um número maior de raízes defeituosas. Para se ter uma idéia da produtividade, a variedade brasília, normalmente, rende de 35 a 45 toneladas por hectare.

Deixe uma resposta