A vagem e sua cultura

0
109
A vagem e sua cultura
Site do Café

A vagem e sua cultura

A vagem (Phaseolus vulgaris L.), também conhecida como feijão-de-vagem, é uma variedade do feijão comum que é cultivada e consumida como hortaliça. É rica em proteínas e na sua composição encontramos cálcio, fósforo, ferro e as vitaminas A, B1, B2 e C.

É uma planta originária das Américas e que foi levada para a Europa e Ásia após a chegada dos colonizadores europeus. No resto do mundo, a sua cultura se espalhou rapidamente e muitas variedades novas foram sendo desenvolvidas.

Devido às condições na sua região de origem, a vagem se desenvolve melhor em climas mais quentes e, desta forma, o seu cultivo na maior parte do território brasileiro é bastante favorecido. Prefere solos bem drenados, areno-argilosos e com pH que fique entre 5,6 e 6,8.

As temperaturas mais indicadas para o seu cultivo, visando o melhor desenvolvimento e qualidade das plantas, ficam entre 20°C e 25°C. Em regiões mais frias ou com inverno mais acentuado, a vagem apresenta um desenvolvimento mais retardado. Isso acontece sempre que as temperaturas ficam abaixo dos 15°C. No caso de temperaturas extremamente altas, o prejuízo maior ocorre na polinização.

O plantio pode ser feito durante todo o ano, em regiões de clima mais quente, como o encontrado na maior parte do território nacional. Já nas regiões mais frias, com invernos mais rigorosos, como o que ocorre na região Sul, parte do Sudeste e Centro-Oeste, o plantio deve ser feito de setembro a janeiro, época de temperaturas mais amenas e quentes, que favorecem o desenvolvimento da vagem.

Antes do plantio, devemos realizar uma análise do solo, para verificarmos a necessidade de calagem ou de adubação. Em solos de fertilidade média, o mais comum é utilizarmos, para a adubação, esterco curtido de curral e suplementação mineral. O plantio é feito em covas, com espaçamento de 1m entre as linhas e de 50cm entre as covas, que recebem de 3 a quatro sementes. Quando as plantas estiverem com 3 ou quatro folhas, devemos fazer a raleação, deixando apenas as duas mais fortes e saudáveis.

Como a maioria das hortaliças, a cultura da vagem está sujeita a algumas pragas e doenças, que devem ser evitadas e combatidas, para que os prejuízos sejam minimizados. Os principais problemas que podem aparecer são a ferrugem, a antracnose, o mosaico, além de insetos mastigadores e sugadores, que causam grandes danos à essas plantas.

Os tratos culturais são simples, consistindo em irrigação a cada três dias, a não ser em épocas de chuvas constantes, capinas e a rotação de culturas, que é aconselhável com plantas de outras famílias, como o tomate, por exemplo.

Deixe uma resposta