Capineiras e Feno

0
126
Site do Café

Capineiras e Feno

Nas propriedades rurais, grandes e pequenas, principalmente nas criações de gado, ouvimos constantemente falas “nas águas” e “na seca”, expressões estas que significam, não só a época das chuvas e a época da seca mas e principalmente a época dos pastos estarem em boas condições, crescendo bem e dando fartura de forrageiras. Os animais, por sua vez, com uma boa alimentação, ficam fortes, crescem mais rapidamente e produzem mais leite, quando se trata de fêmeas leiteiras como as vacas, cabras e ovelhas: é a época da fartura.

Quando, porém, se trata de seca, inverte-se tudo: os pastos secos, os animais com pouca forragem e, ainda, de má qualidade porque nessa época elas, como alimentos, estão na fase do seu ciclo vegetativo em que são mais pobres em elementos nutritivos, estão secas e já deram sementes: é a “época das vacas magras”, não só no sentido bíblico mas também no sentido estrito das palavras pois, nessa época, todos os animais emagrecem, produzem pouco ou nada e chegam até a morrer de fraqueza ou de fome.

Esse quadro, no entanto, não deve acontecer e, para isso, devemos tomar as providências necessárias para que não falte alimentos para os animais o que, na prática, se resume em adotar técnicas especiais para produzir ou armazenar forrageiras em quantidades suficientes para a alimentação dos animais nesse período chamado de “entressafra”.

Para alcançarmos este objetivo podemos, ou cortar as forrageiras durante as águas, fenando-as, ou então armazenando-as em silos, durante meses, para administrá-las ao gado, quando necessário. Outra alternativa são as capineiras pois, além de poderem ser cortadas para fornecer forragens para a fenação ou silagem, ainda podem, por meio de irrigação, fornecer capim verde em grandes quantidades, mesmo na seca.

Em muitos casos, quando o criador adota o uso de capineiras, a produção de leite, por exemplo, chega a ser maior na época da seca do que nas águas. Por essa razão, quando isso ocorre, é interessante programar o maior número de parições para essa época, pois acaba havendo uma grande disponibilidade de forrageiras para os animais.

Deixe uma resposta