Alecrim

0
117
Alecrim
Site do Café

Alecrim

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta que possui uma essência que é cicatrizante e aromatizante, utilizada na fabricação de perfumes e colônias. Outra característica ou utilização medicinal do alecrim é como antiespasmódico, estimulante e sudorífico. Para tais finalidades, pode ser consumido na forma de chá ou misturando a sua essência em água.

Segundo alguns pesquisadores, a essência do alecrim serve para combater o desânimo, as dispepsias, as gastralgias, além de causar um efeito emenagogo, ou seja, ajudando a vir a menstruação.

Esta planta é um arbusto com flores azuis, mas podendo ser brancas ou róseas e de folhas bem verdes.

Sua produção é de, aproximadamente 1kg por metro quadrado, tendo um espaçamento de 15 cm entre as linhas, com cerca de 12 a 13 estacas por metro. A colheita é realizada cinco meses depois do plantio.

A essência, já mencionada, produzida à partir desta planta, é extraída das folhas novas, pois é delas que se extrai um óleo essencial, utilizado como matéria-prima de diversas indústrias de cosméticos e para o preparo de produtos cicatrizantes.

Por possuir um aroma muito agradável, também são produzidos produtos como “sachês” ou aromatizantes de ambientes e de armários com a essência do alecrim. Apesar dessa produção industrial, ainda é comum, principalmente nas fazendas, sítios e propriedades rurais, a utilização do ramos do alecrim para esta finalidade de “perfumar” ambientes ou para aromatizar armários, gavetas e roupas.

Outra característica marcante do alecrim é que é uma planta muito procurada pelas abelhas, e por essa razão, plantada próxima aos apiários quando se deseja a produção de mel de alecrim, que é um mel saboroso e leve.

Deixe uma resposta