Própolis – um dos principais produtos das abelhas e um dos melhores remédios naturais

0
114
Própolis - um dos principais produtos das abelhas e um dos melhores remédios naturais
Site do Café

Própolis – um dos principais produtos das abelhas e um dos melhores remédios naturais

O própolis é um produto resinoso, pegajoso, produzido por algumas plantas como pinheiros, mangueiras, etc. e que as abelhas colhem, transportando-a nas patas traseiras para a colmeia. É aromática, com cheiro agradável e característico, parecido com o do bálsamo das Canárias. 


É moldável e pegajosa quando quente, mas dura e quebradiça, quando fria. É parcialmente solúvel no álcool, pouco na terebentina e bem no éter e no clorofórmio. Pode ser verde, marrom, vermelha, etc. É mais densa do que a cera e a água e seu ponto de fusão é de 65ºC.

As abelhas italianas colhem pouco própolis, mas as africanas, em grande quantidade. As abelhas encarregadas de colher própolis nunca recolhem também néctar, pólen ou água. Carregam a própole nas corbículas, precisando da ajuda de outras abelhas para descarrega-la, pois elas mesmas não conseguem fazê-lo sozinhas.

Uso na colméia

As abelhas a utilizam para envernizar certas partes da colméia, tampar frestas e buracos, soldar partes ou peças para fixá-las melhor, diminuir a entrada do alvado, fazer pontes de acesso, vedar passagens estreitas demais, etc.

Mesmo o própolis raspado das colmeias deve ser guardado para ser usado nos fumigadores, dando uma fumaça de cheiro agradável para as abelhas e para o apicultor.

Emprego na indústria

Serve para polir couros, envernizar madeiras, para impermeabilizações, como matéria-prima para fitas isolantes, para incensos aromáticos, etc.

Composição

Segundo K. Lund, seus componentes são:

*resinas balsâmicas aromáticas – 50%;

*cera – de 30 a 40%;

*pólen – de 5 a 10%.

Além desses elementos, encontramos óleos, aminoácidos, etc. Possui, ainda, cobre, ferro, manganês, vitaminas do complexo B, C. E, H, caroteno (pro-vitamina A), flavonóide, galangina e pinocembeína, além de antibióticos.

Para uso humano

De acordo com várias pesquisas, o própolis para uso interno, via oral, é muito bom para o tratamento de afecções das vias respiratórias, para curar bronquites, etc. Para uso externo, é um ótimo cicatrizante, analgésico e anti-séptico, em cirurgias, para feridas, queimaduras e na cura de espinhas, pois combate o Staphylococcus aureos, a bactéria responsável pelo desenvolvimento da acne. Está sendo muito usada em cremes e outros produtos de beleza. Sua colheita é semelhante à do pólen, mas é feita por outras operárias. Para obter própole, devemos raspar quadros, tampas, colmeias, etc., fundindo-a em banho-maria.

Deixe uma resposta