4 dúvidas sobre o plantio de maracujá

0
286
Site do Café

1)Sem frutos: O que ocorre com meu plantio de maracujazeiros, cujas flores caem sem que haja produção dos frutos?

Como ocorre com toda fruteira, para haver produção de maracujás é necessária a existência de alguns fatores climáticos e ambientais favoráveis e de características condicionantes da própria planta. No caso de maracujazeiro, para viabilizar a produção de frutos é muito importante a presença no local de, pelo menos, duas mudas próximas uma da outra e de polinizadores para fazer a troca de pólen entre as flores. As vespas pretas mamangavas são os principais responsáveis pelo cruzamento das plantas. Porém, com a ausência dos insetos, até com os próprios dedos é possível realizar a transferência de material do maracujazeiro macho para o feminino. Sem polinização, não há produção de maracujás. As flores, que são de um dia, fecham-se no entardecer e, em dois ou três dias, secam e caem, interrompendo o ciclo reprodutivo da planta. Assegure o desenvolvimento dos frutos aplicando adubação à base de NPK mensalmente no período das chuvas.

2) Ataque de percevejos: Alguns produtores de maracujá da região estão reclamando que os frutos, sem perfurações e com sementes incolores inteiras, ficam murchos e caem ainda verdes. Qual doença provoca esses sintomas e o tratamento para cura?

Prejuízos que levam os frutos do maracujazeiro a murchar, a interromper o crescimento e, posteriormente, à queda ao chão, são comumente provocados por percevejos. Existe uma espécie do inseto exclusivo do maracujá, que tem coloração marrom-alaranjado, patas posteriores longas, com uma expansão típica, larga, de manchas alaranjadas. Outras espécies não exclusivas da fruta são atraídas por palhadas amareladas. Os percevejos sugam os botões florais alguns dias antes da abertura e, também, os maracujás novos ainda do tamanho de uma azeitona. Inicialmente, o controle deve ser feito por métodos culturais. Mantenha o mato roçado no interior e nas áreas próximas do pomar, eliminando nas imediações as plantas hospedeiras do percevejo, como o melão-de-são-caetano em cercas. A praga, em geral, vem de fora do pomar no fim da tarde. Faça a catação e destruição dos frutos com sintomas e já caídos sobre o solo. Para um controle eficaz é necessário usar inseticidas sumithion 500 CE a 0,15% ou dipterex 500 a 0,24% do produto comercial nas primeiras horas da manhã, quando os percevejos são facilmente encontrados aos pares, em acasalamento.

3) Fungos amarelos: Como tratar fungos amarelos que apareceram nas folhas do meu pé de maracujá?

Inicialmente, deve-se investigar melhor para se ter certeza das causas que estão prejudicando a planta. O maracujazeiro pode ser atacado por várias moléstias, sendo antracnose, verrugose e bacteriose as mais comuns. Além das doenças, diversas pragas também geram problemas para a cultura.

4) Isolamento: Depois de se desenvolver de forma impressionante, o único pé de maracujá em minha casa não consegue segurar as flores quando elas se abrem. Será que é necessário contar com outro maracujazeiro por perto para ocorrer a polinização, ou o problema está no solo?

Isolado, o maracujazeiro não tem condições de produzir frutos pela falta de disponibilidade de pólen de outra planta de maracujá. Sem contar nas proximidades com um segundo exemplar da fruteira e de planta diferente, não é possível acontecer a polinização das flores, que são de um dia – elas se fecham no fim da tarde e, em poucos dias, secam e caem. Sem cruzamento, não há chance de surgir frutos de maracujá. Além da necessidade de outro maracujazeiro por perto, a troca de pólen entre as flores de plantas diferentes é feita apenas com a visita de mamangavas (vespas grandes) ou manualmente, processo que pode ser feito por qualquer pessoa utilizando os dedos da mão. Pesado e pegajoso, o pólen não é transportado pelo vento. Adubação insuficiente ou falta de água também é causa de queda das flores.

Deixe uma resposta