Vacinação dos bovinos

0
104
Vacinação dos bovinos
Site do Café

Vacinação dos bovinos

Os bovinos podem ser atacados por várias doenças que causam grandes prejuízos aos criadores e à economia dos seus países de origem, devido à queda da produção e pela morte dos animais que as contraíram.

Além disso, muitas dessas doenças podem ser transmitidas aos homens. Por esse motivo, elas devem ser combatidas e prevenidas, principalmente com o uso de vacinas específicas.

Entre essas doenças, podemos mencionar, por sua importância e pelos grandes prejuízos que podem causas, a febre aftosa. Esta virose, felizmente, já não é mais um problema sem solução, pois contra ela existe uma vacina bastante eficiente, cujo emprego possibilitou a erradicação deste mal no Brasil.

Para controlar a febre aftosa, devemos fazer um esquema de vacinação, aplicando a vacina aos bezerros à partir dos 4 meses de idade, no período que vai de maio a outubro, e nos adultos, anualmente, em março.

Outra doença muito grave para os bovinos e que pode, também, ser transmitida às pessoas é a brucelose, que é causada por uma bactéria. Sua incidência também pode ser controlada por uma eficiente vacina. O principal sintoma desta doença é a ocorrência de abortos. Por este motivo, é uma doença que pode causar grandes prejuízos, pois prejudica muito a produção do rebanho. A vacinação contra a brucelose deve ser feita nas bezerras, quando elas atingem de 3 a 6 meses de idade.

As vacinas contra a brucelose e a febre aftosa são consideradas obrigatórias, enquanto outras doenças que também podem ser controladas com o uso de vacinas não são, necessariamente, alvo de vacinações sistemáticas. Entre essas doenças podemos citar o carbúnculo hemático, o carbúnculo sintomático, a mancha e a gangrena.

O carbúnculo hemático é uma moléstia que causa a morte dos animais, sem dar avisos ou apresentar sintomas. Essa doença deve ser prevenida com a vacinação, que pode ser realizada em animais com 3 meses de idade e deve ser repetida anualmente.

A mancha e a gangrena são doenças muito parecidas, mas que também podem ser prevenidas pela vacinação. O tratamento dessas enfermidades é bastante difícil e elas também causam morte em um curto espaço de tempo, dando poucos ou nenhum aviso ao criador, que é quase sempre surpreendido com a morte do animal.

Além dessas doenças, podemos citar outras, como a pneumoenterite, cuja prevenção deve ser feita com vacinação em todos os animais com 15 dias de idade e nas vacas, um mês antes do parto, a raiva e a hemoglobinuria bacilar.

Deixe uma resposta