Requisitos para a criação de camarões

0
102
Requisitos para a criação de camarões
Site do Café

Requisitos para a criação de camarões

Para que uma criação de camarões de água doce seja implantada, o criador deve verificar se alguns requisitos básicos são ou podem ser atendidos. Sem condições mínimas, nenhum empreendimento pode ser implantado com sucesso. Dentre os requisitos básicos, iremos abordar:
Clima

As condições climáticas são um dos fatores de maior importância para a implantação de uma criação de camarões em uma determinada região, principalmente quando se trata de um empreendimento comercial, cujos objetivos são os lucros.

É necessário que levemos em consideração, ainda, se a região é muito sujeita a variações bruscas de clima, como quedas acentuadas ou com rápidas altas, por exemplo, o que é muito prejudicial aos camarões, em qualquer de suas fases de vida.

Desde que proporcionemos a esse animais, em todas as fases de sua existência, as condições mínimas por eles exigidas, podemos criar ou fazer a recria de camarões em todo o território brasileiro, sem problemas, do Rio de Janeiro para o Norte e mesmo para o Sul, desde que tomemos as devidas providências para neutralizar o frio mais ou menos intenso, nos estados do Sul.

Temperatura

Depois da água, cremos, é a temperatura o fator mais importante em uma criação de camarões, porque ela atua diretamente sobre o metabolismo desses animais, em todas as suas idades, em todas as suas funções orgânicas, acelerando ou diminuindo o seu ritmo. Na prática, as temperaturas mais elevadas, normais para os camarões, significam maturidade sexual mais cedo; maior rapidez na incubação dos ovos; menor tempo para completar a metamorfose; maior crescimento e desenvolvimento em menos tempo; ganho de peso mais rápido, etc., o que significa a obtenção de camarões maiores, mais pesados e em menos tempo, ou seja, maiores lucros e um giro mais rápido de capital.

Assim sendo, consideramos que as criações de camarões devem ser localizadas, preferencialmente, em regiões cujas temperaturas oscilem, normalmente, entre 24 e 30 ºC. É por esse motivo que o Norte e Nordeste brasileiros são regiões excelentes para esse tipo de criação. Além disso, nelas, as temperaturas são quase constantes e sem quedas ou mudanças bruscas, indo de 20 a 32 ºC e oscilando, em geral, entre 28 e 30 ºC.

Temperaturas inferiores às mencionadas atrasam a reprodução, a criação e a recria de camarões em todas as suas fases ou idades. Temperaturas muito elevadas, no entanto, lhes são, também, prejudiciais.

Água

Não há dúvidas de que a água seja o elemento mais importante para a criação de camarões pois, sem ela, eles não podem viver. É necessário, no entanto, que a água possua determinadas características especiais para a vida desses animais. Essas características são relacionadas às condições químicas, físicas e biológicas, como o grau de acidez, de salinidade, dureza, densidade e composição química em geral.

Altitude

Em regiões montanhosas, em geral, sujeitas a baixas temperaturas, quedas ou variações bruscas de temperatura, não devemos instalar criações desses crustáceos, porque essas condições, não só impediriam a sua criação mas, também, certamente provocariam a morte dos animais. A altitude, portanto, é um fator de grande importância porque, além do que foi mencionado, nas altitudes elevadas o ar é mais pobre em oxigênio, o mesmo ocorrendo com a água.

Assim, quanto mais baixa a altitude, melhor, porque quanto mais próxima do nível do mar, a região possui um ar mais oxigenado o que, indiretamente, faz com que as águas existentes, também o sejam.

Retorno do capital e geração de lucros

Se dispusermos de instalações adequadas, bons animais, uma boa alimentação e um bom manejo, a criação de camarões de água doce é uma das melhores e mais lucrativas atividades pecuárias. Assim sendo, com uma criação bem planejada, um bom esquema de produção e de vendas, o retorno do capital pode se realizar no primeiro ou, no máximo, no segundo ano de atividades, proporcionando, após esse período, os lucros que o criador deseja e merece, pelo bom trabalho realizado.

Deixe uma resposta