×

Quase 195 campos de futebol foram desmatados por hora no Brasil em 2019, diz estudo

Quase 195 campos de futebol foram desmatados por hora no Brasil em 2019, diz estudo

Segundo MapBiomas, 3.339 hectares foram devastados por dia no país

Elaborado pelo MapBiomas, o primeiro relatório que analisou e consolidou alertas de desmatamento no Brasil apontou que, em 2019, foram desmatados 3.339 hectares por dia ou 139 hectares por hora.

O número corresponde a mais de 4,6 mil campos de futebol por dia e cerca de 195 por hora. A Amazônia respondeu por mais de 60% do desmatamento, com 770 mil hectares devastados no ano passado.

Em seguida, a maior perda de vegetação nativa foi no Cerrado, com 408,6 mil hectares desmatados. Depois, aparecem Pantanal (16,5 mil hectares), Caatinga (12,1 mil hectares), Mata Atlântica (10,6 mil hectares) e Pampa (642 hectares).

Os dados são do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, divulgado nesta terça-feira (26/5) pelo MapBiomas. No total, o Brasil perdeu pelo menos 1.218.708 hectares de vegetação nativa no ano passado. O número equivale a oito vezes o município de São Paulo.

Alertas MapBioma (Foto: MapBioma/Reprodução)

O levantamento conseguiu identificar desmatamentos em todos os biomas brasileiros graças à ferramenta MapBiomas Alerta, sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa com imagens de alta resolução lançado em junho de 2019.

“A gente não tem problema em identificar os pontos de desmatamento, porque há monitoramento. O problema é realmente como usar esses dados de forma eficiente. A gente tem muitos alertas, mas pouca informação que chega aos órgãos”

Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas

O relatório ainda aponta que 5,9% dos desmatamentos aconteceram em terras indígenas, com mais de 400 alertas diferentes registrados em 2019. Segundo Azevedo, entre 1985 e 2018, menos de 0,5% havia sido desmatado ao ano.

“Agora a gente vê a taxa crescendo nessas áreas. Isso é uma coisa absolutamente absurda, um crescimento deste tamanho em tão pouco tempo”, afirma o coordenador geral do MapBiomas.

queimadas-amazonia-fogo-rondonia-incendio-machado-do-oeste (Foto: Beethoven Delano/Ed.Globo)
(Foto: Beethoven Delano/Ed.Globo)

Cadastro Ambiental Rural

O MapBiomas Alerta possibilita comparar o alerta de desmatamento com a área registrada pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com isso, o relatório aponta que mais de 3/4 dos alertas têm sobreposição com pelo menos um imóvel cadastrado no CAR.

Foram 42,6 mil imóveis rurais com alertas registrados, o que representa 0,7% dos mais de 5,6 milhões de imóveis registrados no CAR. “Isso significa que 75% dos alertas, com pelo menos 0,1 hectare, estão dentro da área do CAR e, portanto, é possível identificar o responsável pela área”, diz o coordenador geral do MapBiomas.

Com bases nos dados do CAR, ainda é possível cruzar se o desmatamento foi em áreas de preservação permanente, reserva legal ou nascentes, as quais são autodeclaradas pelo dono da terra. “Do total de alertas, 38% caíram nessas áreas e mais da metade ocorreu em territórios que jamais deveriam ser desmatados”, afirma Azevedo.

 

site do café