Plantio de figueira

0
148
Site do Café

Saiba quais cuidados são necessários para essa fase da planta

Quais outros cuidados terei com o pé de figo que ganhei e plantei em uma cova de 50x50x50 centímetros de profundidade, com esterco de galinha e um pouco de adubo químico.

A figueira (Ficus carica L.) é uma das mais antigas espécies cultivadas. Árabes e judeus foram os primeiros povos a se dedicarem à produção da planta que, em seguida, foi introduzida no Egito, Grécia e Itália e, mais tarde, na Espanha e em Portugal, espalhando-se, então, para outros países europeus, asiáticos, africanos e demais continentes. No Brasil, chegou na bagagem dos colonizadores, mas foram os imigrantes italianos que trouxeram para cá, entre o fim do século 19 e começo do 20, um grande número de variedades de figueira.

Embora o gênero Ficus inclua cerca de mil espécies, a maioria é adequada apenas para jardinagem. Com o uso de ramos com um ano de idade em estacas, as mudas são preparadas em viveiros logo após a poda de inverno. Ocorre nos meses de julho e agosto e, em novembro ou dezembro, já estão enraizadas e em plena vegetação, prontas para serem transplantadas para o local definitivo.

Em algumas regiões de clima quente, como em Goiás, as estacas, obtidas da poda de inverno, são enraizadas em sacos plásticos no mês de julho, permanecendo assim, à sombra, até a estação das águas. Dependendo da cultivar, do clima e do sistema, a figueira pode produzir mais de uma colheita por ano. A frutificação não depende de estímulo da polinização, porém não pode ficar sem água. Uma estiagem intensa pode causar a queda total das folhas, com resultados negativos diretos na produção de frutas. A planta tolera temperaturas de 25ºC a 42ºC, gosta de chuva bem distribuída durante o período de crescimento, mas não se dá bem com ventos fortes na fase de desenvolvimento dos frutos. Exceto os encharcados, os solos indicados para o plantio da figueira são os profundos, drenados e com boa capacidade de retenção de água.

Preveja práticas como irrigação e utilização de cobertura morta. Além da adubação pré-plantio, é muito importante realizar a de manutenção.

Deixe uma resposta