O papel da topografia na escolha de máquinas e implementos

0
111
O papel da topografia na escolha de máquinas e implementos
Site do Café

O papel da topografia na escolha de máquinas e implementos

A topografia é a descrição ou perfil de um terreno ou região. Para os proprietários rurais, conhecer bem a topografia das suas terras é vital para o bom desempenho das atividades rurais.

Podem ser encontrados vários tipos de padrões topográficos como morros, barrancos, áreas planas, depressões, etc. Essas características devem ser analisadas de forma a identificar formas de tração que podem ser utilizadas, a possibilidade ou a propensão à erosão e a possibilidade de utilização de máquinas e implementos, com segurança e viabilidade econômica.

De uma maneira geral, as atividades devem ser feitas em curvas de nível, evitando-se assim, não só a erosão como, também, possibilitando o manejo mecanizado da área, principalmente para as atividades da lavoura.

Em terrenos irregulares, com morros, por exemplo, o grau de inclinação determina a força necessária para se tracionar máquinas e implementos pela propriedade. Em um local com trechos mais inclinados, um trator precisa fazer mais força para subir e mais força, ainda, para “puxar” um arado, por exemplo. Por essa razão, neste caso, o produtor rural deve optar por tratores com motores mais potentes, que são mais caros, mas que farão o serviço com maior eficiência.

De qualquer forma, um trator mais caro e com motor mais potente, apesar de consumir mais combustível do que outros com motores menos potentes, em terrenos planos, nas situações de subidas, acabam consumindo muito menos, além de não terem maiores dificuldades na realização das tarefas.

Em terrenos com pequeno grau de inclinação (até 4%), não existem grandes empecilhos ou restrições ao trabalho mecanizado, mas quando a inclinação vai de 5 até, aproximadamente, 11%, a utilização das curvas de nível torna-se essencial para a utilização de máquinas. Quando a inclinação for ainda maior, não se recomenda a utilização de maquinário agrícola convencional, pois este procedimento pode tornar-se perigoso ou inviável.

Deixe uma resposta