O brócolos ou brócolis e seu cultivo

0
62
O brócolos ou brócolis e seu cultivo
Site do Café

O brócolos ou brócolis e seu cultivo

O brócolos (Brassica oleracea var. itálica) também conhecido como couve-brócolo ou simplesmente brócolis, é uma hortaliça bastante nutritiva e muito apreciada em muitos pratos da culinária brasileira, além de ser muito consumida em outros países, como na Itália, por exemplo. Como a couve-flor, a parte comestível da planta é a sua brotação floral. Todavia, se compararmos a couve-flor com o brócolos, veremos que este é um alimento muito mais nutritivo.
 

Na composição deste alimento, encontramos proteínas, cálcio, fósforo, ferro e as vitaminas A, B1 e B2. O valor energético, em cada 100g é de 33 calorias. É muito consumido em saladas e como parte de algumas delícias da culinária, como o arroz com brócolis ou massas.

Existem diversas variedades de brócolos e, cada uma delas, se adapta melhor a um tipo de clima ou temperatura ambiente. As variedades chamadas de verão, resistem a temperaturas médias de até 28 ou 29ºC, enquanto as variedades de inverno se desenvolvem melhor com temperaturas entre 8 e 21ºC. O plantio é indicado em solos argilo-arenosos, com pH entre 6,0 e 6,8.
Antes do plantio, devemos fazer uma análise de solo, visando detectar a falta de determinados elementos, para que possamos realizar as devidas correções. Além da preocupação com o solo, devemos ficar atentos às necessidades de irrigação desta planta. Em solos com boa capacidade de retenção de água, como no caso dos sílico-argilosos, devemos fazer regas a cada 5 ou 6 dias. Em solos menos propensos à retenção hídrica, devemos irrigar mais, de dois em dois dias ou, em épocas de temperaturas muito elevadas, todos os dias. Isso deverá ser feito até que a planta “pegue”.
As variedades de verão são plantadas entre setembro e janeiro, depois do início das águas. Já as variedades de inverno devem ser plantadas entre março e junho. O plantio é feito com sementes, para a produção de mudas, que devem ser transplantadas para o local definitivo depois de, aproximadamente, 30 a 35 dias da semeadura. No local definitivo, as mudas devem ser plantadas com espaçamento de 0,80 x 1,00m.
A colheita se inicia cerca de 80 dias após o transplante para o local definitivo, no caso das variedades de verão. Podemos verificar que já é possível iniciar a colheita quando o brócolis apresentar um verde bem forte e os botões fechados.

Deixe uma resposta