O arado de discos

0
71
O arado de discos
Site do Café

O arado de discos

O arado de discos é uma ferramenta das mais utilizadas no campo, em todo mundo. Ele faz a aragem do solo, revolvendo a terra e melhorando as condições do solo para que possa ser cultivado da melhor maneira possível.

Quando a umidade do solo for boa e o arado estiver bem regulado, pode-se conseguir os melhores resultados, que rompe as camadas compactadas do solo, revolvendo e misturando a terra de 10 a 20cm, melhorando a infiltração da água e ajudando na incorporação de calcário. O terreno não deve apresentar um grande volume de resíduos vegetais, pois isso implicaria num aproveitamento mais baixo na aração.

Apesar de amplamente utilizado como implemento em todo o Brasil e no mundo, o arado de discos apresenta certos inconvenientes como aumentar o consumo de combustível dos tratores, se comparado com outros tipos de implementos e um rendimento muito baixo.

Com o passar dos anos e uma utilização contínua do arado de discos, pode haver um acúmulo de terra nos terraços, pois esse tipo de arado joga a terra para um dos lados. Para evitar esse problema, deve ser adotada a prática de se alternar o sentido de tombamento das leivas.

Outro inconveniente desse tipo de arado é que uma das rodas do trator passa sobre o sulco aberto, compactando o solo.

Como podemos verificar, apesar de algumas desvantagens, esse é um implemento que apresenta um bom grau de eficiência e um custo-benefício adequado para certos tipos de terrenos e tamanhos de lavouras. É um arado que mistura melhor o solo do que o de aiveca, também um dos mais utilizados.

Deixe uma resposta