Enxada rotativa

0
74
Enxada rotativa
Site do Café

Enxada rotativa

A enxada rotativa é um implemento que apresenta um bom rendimento, nivelando e misturando o solo de maneira adequada satisfatória, desde a primeira passada da máquina, já permitindo o plantio sem que haja a necessidade de passar a máquina novamente.

Também é utilizada para eliminar plantas invasoras, romper os torrões e trabalhar a terra que, apesar de já tratada, ainda não esteja apresentando as condições ideais para o plantio.

É um implemento bastante utilizado na agricultura brasileira, por ser de fácil uso e por ser utilizável em patamares de arroz irrigado. Apesar disso, apresenta uma série de inconvenientes, principalmente se estiver trabalhando em solo muito duro, pois acaba forçando muito o trator e o próprio implemento, além de aumentar demasiadamente o consumo de combustível.

A enxada rotativa apresenta um rendimento muito baixo, trabalhando uma área muito menor, no mesmo tempo que outros implementos, como o escarificador e o arado. Quando o solo estiver muito úmido, a enxada não deve ser utilizada em alta rotação, pois deixa o deixa propenso aos efeitos destrutivos da erosão.

Pelas características gerais desse implemento, suas vantagens e desvantagens, podemos concluir que seu uso á válido para certas condições de solo e para determinadas culturas, sendo indicado, entre outras, para a cultura do arroz irrigado. Quando o solo apresenta camadas compactadas a cerca de 15cm de profundidade, a enxada rotativa não é capaz de quebrá-la.

A característica mais preocupante deste implemento, quando utilizado para culturas e solos onde seja perfeitamente viável a sua utilização, é a parte mecânica e o consumo de combustível. È preciso que se tome cuidado para que os custos de manutenção e de combustível não ultrapasse os limites economicamente viáveis para o agricultor.

É muito importante que se conheça as características de cada implemento, antes de decidir pela aquisição de um ou de outro. No caso da enxada rotativa, apesar de muito utilizada, é um equipamento de uso mais restrito, de acordo com o solo a ser trabalhado e com a lavoura cultivada. Sua aquisição deve ser avaliada com cuidado.

Deixe uma resposta