Morte de gado às margens do São Francisco

0
151
Site do Café

Planejamento alimentar, fornecimento de água de boa qualidade e acompanhamento veterinário podem evitar problemas de saúde nos animais

O gado em nossa região está morrendo ao comer o pasto à beira do rio São Francisco. Em um período de 24 horas, os sintomas, como olhos fundos, gosma saindo do nariz, estresse e cansaço rápido, são fatais e as perdas se estendem ao longo das fazendas. O que fazer?

O aparecimento de doenças e o número de mortes em um sistema de produção estão intimamente relacionados com falhas de manejo. Em uma criação, adote ações preventivas com o objetivo de preservar a saúde dos animais. Algumas medidas indicadas são: planejamento alimentar, visando a época de seca; fornecimento constante de sal mineral; disponibilidade de água de boa qualidade, preferencialmente servida em bebedouros; e observação da presença e remoção de ervas dos pastos. Também deve-se contar com assistência de um veterinário de confiança e seguir um calendário de vermifugação e vacinação para a propriedade. A médio e longo prazo serão evitados novos óbitos dos animais, porém, no curto prazo, a recomendação é solicitar um diagnóstico a um veterinário.

Deixe uma resposta