Mortalidade de codornas

0
77
Site do Café

Produtores devem verificar o melhor programa de luz para criação da ave

Minhas codornas estão botando ovos muito grandes e colocando a madre para fora. O que devo fazer para evitar mais perdas de aves

Na avicultura, o ato de colocar a madre (útero) para fora, conhecido como prolapso de oviduto, ou prolapso de cloaca, indica que a fêmea tem dificuldade para botar um ovo grande ou muito macio.

A luz tem efeito decisivo sobre a maturidade sexual, produção, persistência, peso dos ovos e prolapso de oviduto em aves de postura. Produtores devem verificar o melhor programa de luz para sua região. Existem duas regras básicas para a elaboração de um programa eficaz: não forneça iluminação crescente durante a fase de recria das aves nem permita redução do período de luz diária durante a fase de produção. Um programa de luz crescente e gradual deverá fornecer à codorna em produção 16 horas de luz diária, considerando o período de luz natural.

A pulorose (doença bacteriana), cujo agente patogênico é a Salmonella Pulorum, tem o prolapso de oviduto como um dos sinais clínicos. As aves se infectam ingerindo água ou alimentos contaminados com o patógeno. Mantenha sempre limpos gaiolas e demais equipamentos usando desinfetantes e vassouras de fogo.

Deixe uma resposta