Mexilhões marinhos

0
107
Mexilhões marinhos
Site do Café

Mexilhões marinhos

O mais comum usado como alimento em aquários marinhos é o mexilhão marinho Mytilus edulis. São empregados como alimentos tanto para animais de clima temperado quanto para os de regiões quentes, desde o Mar mediterrâneo, até os mares tropicais.

São ótimos alimentos para peixes, anêmonas e crustáceos que se comportam bem, mesmo que somente com uma alimentação exclusiva de mexilhões. Naturalmente, há exceções como, por exemplo, para os que só comem alimentos vivos. Os peixes da Família Chaetodontidae (borboletas) acostumam-se a comer carne de mexilhão cortada em finas fatias.

Podemos conservar esses moluscos vivos por alguns dias, desde que os coloquemos em aquários com água bem oxigenada e com movimento constante. Há, no entanto, o risco de eles morrerem, pois a temperatura dos aquários é, em geral, elevada demais para eles.

O melhor é conservá-los congelados. Para isso, devem ser fervidos em água, tirados das conchas, cortados em fatias e depois guardados em congeladores, mesmo que de refrigeradores domésticos.

A carne desses moluscos é dada, também, para os grandes ciclídeos como os Metynnis, Scatophagus, Tetraodon, Monodactylus, etc.

Deixe uma resposta