Enquitréia ou minhoquinha

0
120
Enquitréia ou minhoquinha
Site do Café

Enquitréia ou minhoquinha

A enquitréia (Enchytraeus albidus), também denominada minhoquinha, é um pequeno verme branco e, como as minhocas, um Annelida e Oligochaeta. Pode atingir de 2 a 2,5cm de comprimento. É um ótimo alimento, principalmente para peixes e anfíbio, que muito o apreciam.


Cria e reprodução

Sua criação não apresenta problemas, podendo ser feita com facilidade. Basta colocarmos alguns desses vermes dentro de uma caixa de vidro, plástico, madeira ou outro material, exceto metal. Até mesmo vasos de flores, com terra úmida mas não encharcada e com uma tampa de vidro, servem para criá-los.

Após alguns dias, 6 ou 8, já aumentaram bastante e em aproximadamente 40 dias, podemos começar as coletas, pois esse verme é hermafrodita e se reproduz em grandes quantidades e com muita facilidade e rapidez.

As caixas ou vidros devem ser mantidos em locais frescos, úmidos e escuros e com terra sempre úmida, mas não encharcada, como já mencionamos. A temperatura indicada é de 12 a 15°C, no máximo. É preciso, no entanto, que essas caixas possuam, no fundo, uma camada de terra, cuja composição pode ser:

– esterco úmido – 2 partes mas sem terra ou argila ou, então, terra vegetal;
– areia – 1 parte.

Ao prepararmos essa camada, devemos nos lembrar de que esses vermes vivem, normalmente, em terra vegetal ou húmus, matéria em decomposição, debaixo de camadas de detritos orgânicos, folhas caídas, etc.

Colocamos, depois, uma colher das de sopa, cheia, com o alimento indicado, em cada caixa e distribuído em pequenos montinhos. Feito isso, introduzimos os vermes e depois cobrimos tudo com uma fina camada da terra da cama e, sobre ela, colocamos uma tábua fina ou uma placa de vidro cobrindo-a em toda a sua extensão.

Alimentação

Vários são os alimentos indicados para as enquitréias. Entre eles temos o pão umedecido, cereais cozidos, aveia misturada com leite, restos de verduras, vegetais fervidos para formar um caldo, pão branco molhado no leite, etc.

Os alimentos que não forem consumidos em 2 ou 3 dias devem ser retirados da caixa e substituídos por outros alimentos frescos, para evitar que causem problemas, inclusive destruindo toda a cultura.

Como para outras culturas de vermes, também para as enquitréias é aconselhável o criador possuir várias caixas de criação, para que as vá aproveitando racional, gradual ou alternadamente e, ao mesmo tempo, para que haja uma segurança de continuidade na criação, caso uma ou mais delas apresente algum problema como, por exemplo, contaminações ou mesmo que seja destruída.

Como as enquitréias resistem vivas, por algumas horas, na água salgada, são indicadas também para a alimentação de muitos peixes marinhos, como os de corais, principalmente durante a sua adaptação a aquários.

Esses vermes, no entanto, não devem ser dados indiscriminadamente, como alimento único, pois provocam obesidade, principalmente nos peixes de criação. São mais indicadas, mesmo, para substituir outros alimentos em falta ou para variar a alimentação dos animais.

Deixe uma resposta