A metamorfose dos camarões de água doce
A metamorfose dos camarões de água doce
Na natureza, as larvas seriam levadas pelas correntezas, dezenas de quilômetros de onde elas nasceram enquanto que, nas criações em cativeiro, elas devem ser levadas para tanques especiais, com esse tipo de água, ou seja, a salobra, na qual completam a metamorfose, transformando-se em poslarvas.
A metamorfose se realiza em 20 dias, podendo levar 30 a 45 quando a temperatura da água é mais fria. Para evitar isso, podemos usar estufas climatizadas, sendo as temperaturas mais adequadas entre 28 e 30ºC, embora se realize, também, nas de 24 a 31ºC.
Essa mudança de água deve ocorrer gradativamente e não abruptamente, para evitar que sofram um choque que lhes pode ser grave ou até fatal. Para evitar que isso aconteça, vamos substituindo, aos poucos, parte da água salobra por água doce, até que toda ela seja esse tipo de água.
O tempo de duração do período larval, isto é, até as larvas completarem a metamorfose, varia de espécie para espécie e ainda de acordo com vários fatores, o principal dos quais, a temperatura. Como médias temos, no entanto, os seguintes períodos:
Publicar comentário