Menta

0
113
Menta
Site do Café

Menta

A menta (Mentha arvensis), também é conhecida como hortelã-pimenta e é dela extraída o mentol natural, substância utilizada pela indústria farmacêutica e o óleo desmentolado, que é amplamente utilizado pela indústria alimentícia para a fabricação de bebidas, balas, doces, etc.

É uma planta herbácea que apresenta muitas variedades, muitas delas melhoradas e melhor adaptadas ao Brasil. Seus produtos (o mentol natural e o óleo desmentolado) são obtidos através de um processo de cristalização das ramas murchas. Em geral, cada quilo de óleo obtido das ramas é capaz de produzir, aproximadamente 50% de óleo desmentolado e 40% de mentol cristalizado.

As espécies mais cultivadas no Brasil são a Mentha arvensis e a Mentha spicata, pois ambas são bem adaptadas ao clima subtropical, com temperaturas oscilando entre 18 e 24ºC, apesar de suportarem temperaturas de até 40O.C, na máxima e 5O.C na mínima. Sua necessidade de chuvas é em torno de 1300 a 2000mm por ano, desde que bem distribuídas. Necessitam, também, de uma boa iluminação e não suportam longas estiagens ou prolongados períodos de chuvas.

Os solos mais indicados para essa planta são os férteis, bem drenados, arenosos e com bastante matéria orgânica.

Plantio, tratos culturais e colheita
O plantio é feito através de mudas, que devem ser plantadas em canteiros, em sulcos, com espaçamento médio de 7cm. Os rizomas, plantados em canteiros, também podem ser plantados diretamente no local definitivo.

O plantio definitivo, que ocorre entre 30 e 40 dias após o plantio das mudas, quando estas atingem mais de 10cm, deve ser feito em sulcos, com espaçamento de 70cm entre eles e as mudas ficam espaçadas, entre elas, de 30 e 40cm.

Os cuidados necessários com a plantação são simples, pois esta deve ser apenas limpa regularmente, receber adubação orgânica sempre e adubação mineral, de acordo com os resultados da análise de solo.

A colheita deve ser feita quando acontecer a floração de dois terços das plantas. Essa colheita não pode durar mais de 15 dias, pois acarretará prejuízo da produção e da qualidade do óleo.

Doenças e pragas
A principal doença que ataca a menta é a ferrugem, que é causada por um fungo e pode ser combatida de maneira natural ou através do uso de fungicidas. As pragas mais comuns são as formigas, as cigarrinhas e as lagartas.

Deixe uma resposta