O plantio da canela

0
110
O plantio da canela
Site do Café

O plantio da canela

A canela é originária de uma árvore de grande porte, vinda da Ásia, chamada caneleira-da-Índia ou, caneleira-do-Ceilão (Cinnamomum zeylanicum Ness) e é uma das principais especiarias comercializadas em todo o mundo. É muito utilizada como tempero e ingrediente na culinária mundial e, ainda, amplamente utilizada na medicina e por indústrias de perfumaria. Como ingrediente medicinal, a canela é utilizada em um enorme número de medicamentos industriais e, também, em receitas medicinais caseiras, principalmente por suas características como tônico e estimulante.

À partir da canela, fabrica-se muitos produtos como a cânfora, laca, celulose (obtidos das cascas das raízes), além essências aromáticas, velas e outras substâncias químicas utilizadas por laboratórios e indústrias de perfumaria (obtidos das folhas e da casca da árvore).

É uma planta originária de regiões tropicais e, por este motivo, adapta-se muito bem ao clima do Brasil, principalmente nos estados do Rio de Janeiro e das regiões Nordeste e Norte. As temperaturas mais indicadas para o bom desenvolvimento das caneleiras ficam em torno de 27 a 29ºC, em média. Após o plantio, já pode ser explorada comercialmente em cerca de 3 anos, por um período de mais de 15 anos.

Os solos mais propícios são os úmidos, com boa drenagem, profundos, arenosos e férteis, com muita matéria orgânica. De preferência, devem ser plantadas em regiões com um regime de chuvas regular e com alto índice pluviométrico. Em regiões com poucas chuvas, a irrigação é a melhor solução.

Para se cultivar a caneleira, o agricultor deve tomar cuidado especial com o excesso de sol sobre as plantas novas. Para isso, deve-se utilizar, se necessário, alguma técnica de sombreamento como, por exemplo, plantá-las em um pomar de fruteiras, desde que o espaçamento das árvores lá existentes assim o permita. Além disso, devem ser plantadas em locais não muito sujeitos a ventos fortes.

A propagação das caneleiras pode ser feita através de mudas ou sementes. Depois de feita a análise do solo, para verificar-se a necessidade de adubação ou calagem, o plantio deve ser feito com um espaçamento recomendado de 2X2 metros, de maneira mais adensada ou, ainda, de 4X4, para facilitar os trabalhos e tratos culturais, como as podas. A melhor época para o plantio vai do mês de outubro até abril.

Para evitar que o solo fique encharcado com as chuvas, o plantio deve ser feito em curva de nível ou terraços, de acordo com a topografia da propriedade e da região. Nas primeira semanas após o plantio, a caneleira precisa de bastante irrigação, para que se desenvolva adequadamente.

A primeira colheita é feita, geralmente, depois de 3 ou 4 anos à partir do plantio. Os tratos culturais são simples, bastando que se faça capinas regulares, para o controle de invasoras e podas, quando necessário.

Deixe uma resposta