Horta – como plantar Vagem (Phaseolus vulgaris)

0
211
Site do Café

Vagem (Phaseolus vulgaris) é uma planta anual leguminosa, rica em cálcio, ferro e fósforo, além de grande quantidade de vitaminas A e C. Trata-se de uma herbácea de caule flexível com folhas compostas verdes e flores branco-avioletadas, seguidas de frutos do tipo vagem. Podemos encontrar as plantas anãs e as trepadeiras, esta última podendo atingir até 3,0m de comprimento.

Pelo país todo encontramos diferentes variedades, adaptadas às regiões. Entre elas, citamos as variedades Brasília, Andra e Argus como a do tipo de Vagem cilíndrica e Mimoso, Chata e Maravilha como as de Vagem achatada. É utilizada cozinha, em sopas e em outras receitas. Os frutos podem ser tipo macarrão, de Vagens cilíndricas e as de Vagem achatadas.

Planta anual, pertencente à família Fabaceae (Ieguminosae). Originária da América do Sul, provavelmente do sul do Brasil e regiões do Paraguai, daí, por volta de 1540 foi para a Europa e espalhou por todo o mundo Suas vagens são tenras e utilizadas na alimentação humana cozidas ou em forma industrializada (congelada e em conserva). E a principal leguminosa hortícola.

É hortaliça própria de clima quente para ameno, com temperatura variando entre entre 20 e 25ºC. Não gosta de frio intenso ou geadas. Os ventos, durante a floração, prejudicam a polinização ou promovem a queda de flores por desidratação. Evitar solos muitos argilosos, rasos e com baixos teores de matéria orgânica. Os solos argilosos causam maior apodrecimento de sementes. O solo deve ser fértil e ter acidez de média a fraca.

Como plantar Vagem

1. Nas regiões mais quentes do país, o plantio fica nos meses de abril a junho, nas regiões frias de agosto a março. Nas regiões de clima ameno podem cultivar o ano todo.

2. A planta não tolera geadas nem ventos frios. O vento forte prejudica a polinização e pode ocasionar a queda das flores por falta de água.

3. Necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

4. Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A planta forma uma associação simbiótica com bactérias conhecidas como rizóbios ou rhizobium, capazes de fixar o nitrogênio do ar no solo como amônia, provendo o nitrogênio necessário para a planta e ainda enriquecendo o solo com este elemento.

5. Para cultivar a Vagem recomenda-se colocar 3 ou 4 sementes nas covas, com profundidade de 2,5 cm e espaçamento de 50 cm entre elas e de 1 metro entre as linhas.

6. Cobrir com terra peneirada e regar. Regar todos os dias. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado.

7. Quando as plantas estiverem com 3 ou 4 folhas, deve-se fazer a raleação, deixando apenas as duas mais fortes e saudáveis.

8. O solo necessita ser capinado com frequência, a fim de protegê-lo de ervas invasoras, pragas e doenças.

9. A colheita poderá ser feita 70 dias após o plantio.

10. Pode ser consorciada com hortaliças, como milho, pepino, rabanete, nabo e cenoura; podendo fazer rotação com hortaliças de outras famílias e de variedades que resistem ao calor (cenoura, tomate, batata, etc.)

Deixe uma resposta