Horta – como plantar Serralha (Sonchus oleraceus)

0
190
Site do Café

Serralha (Sonchus oleraceus) é da família das Asteraceas. Trata-se de uma planta anual, de pequeno porte, ereta, leitosa e pouco ramificada, com raiz que se aprofunda no solo. As folhas são alternas, de coloração verde-clara, abraçam o caule, que é oco e liso e divido com pequenos dentes nas bordas. O segmento terminal é maior que os outros e tem formato triangular. Inflorescência com pequenas flores amarelas, liguladas e que nascem em hastes terminais. O fruto da Serralha, suas sementes, têm papilhos macios e brancos.

Erva encontrada em quase todo o mundo, a Serralha é comestível e rica em vitaminas A, D e E. Possui um sabor amargo e paladar que lembra o espinafre, e é usada em saladas e cozidos. Também é utilizada com fins medicinais. É conhecida pelos nomes cerraia, chicória-brava, ciumo, serralha-lisa, serralheira, sow thistle (inglês), cerraja (espanhol), laiteron maraîcher (francês), crespigno-cicerbita (italiano), kohl-gänsedistel (alemão). A Serralha estimula o bom funcionamento do fígado e da vesícula, limpa as impurezas do sangue, psoríase e eczemas em geral. Fortalece a vista, os nervos e o estômago. Entre outras propriedades, traz o aminoácido fenilalanina, que ajuda no funcionamento das células de pigmentos. Logo, é indicada para casos de vitiligo. Combate a queda de cabelo.

Possui propriedade anti-inflamatória e é considerada um excelente diurético. Combate dores de origem reumática, anemia carencial, afecções hepáticas, astenia e também tem ação cicatrizante. É rica em princípios ativos, como óleo essencial, esteroides, resinas, glicídeos, vitaminas e taninos, dentre outros.

Como plantar Serralha

1. Multiplica-se por sementes em campos abertos ou em hortas. Não exige clima e desenvolve-se melhor em local com relativa umidade e solos férteis;

2. Propaga-se facilmente, pois o vento se encarrega de difundir os pequenos frutos.

3. Espalha-se as sementes em terra fofa, em local definitivo, no final do inverno.

4. É invasora de áreas agrícolas, pastagens, terrenos baldios e hortas, vegetando melhor no período mais ameno do ano.

5. A colheita deve ser feita, de preferência antes do aparecimento das flores, entretanto, as flores também podem ser utilizadas.

Deixe uma resposta