Horta – como plantar Espinafre (Spinacia oleracea)

0
157
Site do Café

Espinafre (Spinacia oleracea) possui caule curto e folhas verde-escuras que crescem ao seu redor. Suas propriedades são ricas em vitaminas A, B, C e H, além de conter sais minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio e ferro. A hortaliça é rica em ferro, vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E, K, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, sódio, enxofre, cloro e silício. Por conta de todas essas propriedades, é indicado para pessoas com anemia e desnutrição, além de ajudar no combate à pressão arterial alta e cálculos renais.

O espinafre pode ser consumido em saladas, sopas, suflês, omeletes e no recheio de tortas, massas e quiches. O melhor é utilizar as hortaliças com folhas verdes uniformes, sem sinais de murchamento e pontos escuros. Como tem durabilidade baixa, o espinafre precisa ser conservado no refrigerador, onde se mantém por no máximo cinco dias. Por seu valor nutricional, é muito usado no combate de hemorragias, por diabéticos, nervosos, portadores de vermes intestinais e em casos de problemas de visão.

Existem dois tipos de espinafre, originários de diferentes regiões. Um deles pertence à família Chenopodiaceae, é nativo do sul da Ásia e foi levado para a Europa no início do século 12. O outro, mais fácil de ser encontrado no Brasil, é da família Aizoaceae, com origem na Nova Zelândia e Austrália. É cultivado principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O Espinafre prefere climas amenos, mas tem boa resistência ao calor. Gosta de boa exposição solar variando entre a meia sombra e a exposição total. É muito pouco exigente no que diz respeito ao tipo de solo e adapta-se bem em todos os tipos, gosta de rega (que deverá ser a cada dois dias no canteiro), mas diárias na sementeira. Propaga-se por semente (que devem ficar de molho por 24 horas antes do plantio, para facilitar a germinação). O espaçamento entre plantas deverá ser de aproximadamente 40 centímetros.

Como plantar o Espinafre

1. A hortaliça é fácil de plantar, pois não exige muito espaço. Uma opção para locais com pequena área disponível é o uso de caixas com altura de 20 a 25 centímetros.

2. O espinafre é rústico e tem resistência a muitas pragas e doenças. Contudo, fungos e insetos são seus maiores inimigos. Eles comem as folhas ou sugam a planta. Deixar a horta sempre limpa ajuda a evitar a presença dos invasores.

3. O espinafre tem seu pleno desenvolvimento em regiões com temperatura entre 13°C a 20°C. Quando em temperaturas elevadas é comum seu florescimento precoce.

4. Ao escolher o local para plantio, opte por lugares com a incidência de luz solar direta ou naqueles que contenham sombra parcial durante o dia.

5. Em regiões de clima quente, é necessário que o espinafre seja plantado em locais nos quais, durante as horas mais quentes do dia, ele fique sob sombra.

6. Certifique-se que o solo tenha boa drenagem. Ele também deverá ter boa fertilidade e possuir matéria orgânica e nitrogênio suficientes para a propagação da cultura. Aconselha-se que o pH esteja entre 6 e 7,5.

7. Por não gostar de encharcamentos, procure irrigar o solo de forma que fique sempre e apenas úmido.

8. Quando plantado em horta, respeite o espaçamento entre as mudas. se desejar, você também poderá propagá-lo em vasos.

9. Adube, se for necessário, para que as plantas se desenvolvam bem.

10. A colheita das folhas poderá ser feita de 40 a 120 dias após o plantio. Certifique-se de que a planta tenha pelo menos 6 folhas antes de iniciar a retirada.

Deixe uma resposta