Horta – como plantar Ervilha (Pisum sativum)

0
154
Site do Café

A Ervilha é a semente da ervilheira, altamente nutritiva. É rica em sais minerais e vitaminas A, B e C. É uma leguminosa originária da Europa, que pode ser encontrada fresca ou em conserva. Quando fresca, fica envolvida em uma casca, como se fosse uma vagem. É usada fresca em sopas, tortas e saladas, mas também pode ser consumida em conserva.

Trata-se de uma planta herbácea anual, tipo trepadeira ou prostrada, caule flexível, folhas simples, características das leguminosas e flores. É uma das mais delicadas que pode existir em um jardim de vegetais. É um dos alimentos mais antigos e o seu aparecimento deu-se no Continente Asiático. O seu nome científico é Pisum Sativum L e pertence à família das Leguminosas ou Fabáceas. O fruto é um legume, também chamada de vagem, com sementes globosas, verdes, saborosas. Tem ciclo de 70 dias na média e pode ser cultivada em quase todo o país.

Há dois tipos de ervilha que podem ser consumidos:

– Ervilha-torta: são usados tanto o grão como a vagem. É muito utilizada na preparação de entradas, sopas e saladas e combina muito bem com a alface e com a cebola;

– Ervilha em grão: também conhecida como ervilha de debulhar, da qual apenas o grão pode ser consumido. Esta ervilha representa a cultura principal deste vegetal e pode ser plantada em jardim, estufa ou até mesmo em varanda.

A ervilha é cultivada em regiões de clima temperado, nomeadamente nos países tropicais e em locais de maior altitude. As melhores temperaturas para o cultivo das ervilhas situam-se entre os 13 e os 18 graus centígrados. Temperaturas elevadas (acima dos 27 graus) impedem o crescimento das vagens e o respetivo florescimento das ervilhas e isso prejudica a sua produção. Deve-se optar por plantar a ervilha no início da Primavera, logo após o final das geadas de Inverno, pois esta é a melhor época para o desenvolvimento das vagens e de ervilhas saudáveis.

É necessário que as ervilhas sejam cultivadas em um solo homogêneo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Existe uma simbiose entre a ervilha (e outras leguminosas) e bactérias do gênero Rhizobium, que fixam nitrogênio atmosférico no solo. Desta forma a planta é suprida com todo o nitrogênio que necessita e ainda deixa o solo rico em nitrogênio após o fim de seu ciclo de vida. O pH do solo deve situar-se em torno dos 6,5 e o calcário deve ser misturado na terra com pelo menos 3 meses de antecedência da respetiva plantação.

As ervilhas devem ser plantadas junto de uma parede, para que mais tarde possam ficar amarradas a uma posição elevada, evitando os danos que possam ocorrer às vagens no contato com a terra, e em condições de alta luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto diariamente.

A ervilheira deve ser irrigada com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido, sem que ocorra o encharcamento, o que prejudica em muito a planta. A irrigação poderá ser feita por aspersão, mas o excesso de água pode prejudicar o desenvolvimento das raízes e facilitar o ataque de fungos no solo. A rega deve ser leve e frequente entre a plantação e o florescimento da planta.

Como plantar Ervilhas

A ervilha é cultivada em lavouras, mas nada impede que você tenha este legume na sua horta. Irá precisar de um espaço razoável para que sua produção não seja muito pequena. Para plantar ervilhas diretamente na terra e ser bem-sucedido nesse processo, deve seguir criteriosamente os passos seguintes:

1. Colocar as sementes na terra: Ervilhas semeadas em solo frio e úmido apodrecem, por isso se certifique que o solo esteja quente. O plantio das sementes é feito diretamente em sulcos na horta. As sementes devem ficar separadas umas das outras à distância de 8 centímetros e devem ser colocadas a uma profundidade de aproximadamente 2 centímetros.

2. Espaçar as fileiras de cultivo: deve deixar espaço suficiente entre as fileiras de cultivo, sensivelmente 50 centímetros, para que, mais tarde, a colheita seja mais fácil de ser executada.

3. Plantar ervilhas continuadamente: as ervilhas devem ser plantadas de forma contínua durante vários meses e os intervalos de cultivo devem ser de duas semanas. Assim conseguirá realizar um cultivo intensivo de um dos legumes mais doces e saborosos do mercado e, ao mesmo tempo, terá ervilhas durante todo o ano.

4. Para a horta caseira recomendamos que seja feito um buraco de 20 x 20 cm, onde será colocado adubo animal de curral bem curtido, cerca de 200 gramas, além de adubo granulado tipo NPK com formulação 4-30-16, misturando com a terra do canteiro. Deixar 5 cm de profundidade, colocar de 5 a 8 sementes e fechar com terra. Usar espaçamento de 30 x 80 cm, colocando bambus para tutorar a muda. Após o término do plantio, regar bem e nos próximos dias regar todos os dias se não houver chuvas. Depois de 5 a 8 dias, ocorrerá a emergência das mudas. Quando as plantinhas estiverem com 15 cm, proceder ao raleio, retirando as plantas mais débeis, deixando cerca de 5 plantas por espaço.

O tempo necessário para obter a colheita varia conforme o cultivar utilizado e o objetivo da produção, que pode ser a colheita das vagens ou a colheita das sementes. A colheita ocorre entre 65 a 85 dias para cultivares precoces e entre 80 a 140 dias para cultivares de produção tardia. A colheita das vagens deve ser feita quando estas ainda estão imaturas, com sementes não completamente desenvolvidas. Para a colheita de grãos verdes, espere até que as sementes estejam bem desenvolvidas nas vagens. Os grãos secos são colhidos após a vagem secar completamente.

Dicas

Recomenda-se cerca ou espaldeira de bambus, ao longo de muros ensolarados na sua horta.

Os tratos culturais para a ervilha são de controle de inços e de ataque por insetos.

As regas deverão ser regulares, principalmente da emergência até o início do cultivo, depois espaçar as regas, pois a ervilha não suporta solos encharcados.

Os insetos que mais atacam a cultura são os percevejos verdes, as lagartas e o tripes, que na horta caseira combateremos com nossos chás ecológicos de plantas repelentes.

Um vaso de hortelã colocado no meio do canteiro ajuda a afastar os insetos.

Também pode-se colocar as ervilhas junto com pepinos, milho, rabanetes e cenouras, que são plantas companheiras desta cultura.

Deixe uma resposta