Horta – como plantar Cebola (Allium Cepa L)

0
160
Site do Café

A Cebola, Allium Cepa L, teve sua origem no centro da Ásia e no Oriente Médio. É cultivada há mais de 5000 anos e nenhuma cozinha do mundo consegue viver sem ela. É um dos vegetais de presença obrigatória em hortas ou jardins de vegetais.

A Cebola é muito importante na alimentação, dado que é utilizada como condimento regular em praticamente todas as escolas gastronômicas contemporâneas, variando apenas a quantidade e a regularidade do seu uso. Está presente em quase todos os refogados, estufados, assados, cozidos e sopas. No Verão, é também muito utilizada nas saladas e combina muito bem com o pepino, a alface e o tomate.

De acordo com os nutricionistas, as Cebolas são ricas em enxofre, vitaminas B e C e também em minerais. Seu consumo ajuda a prevenir vários tipos de cancro, protege contra várias doenças cardiovasculares e inibe a ação de fungos e bactérias.

Atualmente, o cultivo de Cebolas é dividido em duas espécies principais. São elas:

– As Cebolas de bolbos secos: são Cebolas que variam de acordo com o tamanho, cor e aroma. Apresentam variedades distintas, uma vez que podem ser brancas, amarelas, roxas ou vermelhas e garantem um sabor mais doce aos cozinhados.
– As Cebolas de outros tipos: como por exemplo o alho porro, as chalotas, o alho e a cebolinha, que oferecem um gosto totalmente diferente do da Cebola tradicional. Esta espécie de Cebola desempenha um papel muito importante na preparação das mais variadas refeições.

As Cebolas são vegetais resistentes e conseguem resistir a qualquer tipo de temperaturas. As melhores temperaturas para o seu cultivo são entre os 13 e os 25 graus centígrados. Numa fase preparatória, o tempo fresco ajuda a produzir bolbos de maior qualidade e, com o aumento das temperaturas, as Cebolas acabam por atingir a sua plenitude. As Cebolas necessitam de uma exposição diária solar de, aproximadamente, 6 horas para que os seus bulbos fiquem secos e saborosos.

Os diferentes tipos de Cebolas determinam a época em que estas devem ser plantadas. No entanto, a plantação de Cebolas tem melhores resultados depois da queda das geadas e orvalhadas matinais (estas queimam as plantas), o que significa que o seu crescimento será em pleno Verão e a sua colheita antes do Outono. Em áreas quentes e suaves pode plantar as Cebolas no Verão e depois colhê-las antes da chegada do Inverno.

Como plantar Cebola

Existem várias formas de plantar e cultivar Cebolas. São elas:

Sementeira: inicialmente podem ser utilizadas sementes orgânicas e estas podem ser cultivadas num tabuleiro ou numa estufa (utilizando uma lâmpada de calor). Elas demoram cerca de duas semanas a germinar e para isso a temperatura da terra deve situar-se à volta de 10 graus centígrados. Mais tarde, terá de transplantar as sementes para o exterior e deverá colocá-las a uma profundidade de 2,5 centímetros e em fileiras duplas de 50 centímetros. Depois, terá de aguardar um período máximo de 5 meses para que os bolbos das Cebolas fiquem maduros, antes de a colheita ser realizada.

Mudas: as mudas podem ser adquiridas numa loja especializada e isso permite-lhe poupar muito tempo e trabalho no cultivo das Cebolas, na medida em que só tem de as colocar na terra (devidamente fertilizada) e aguardar que elas floresçam.

Conjuntos de Cebolas: são bolbos de tamanho pequeno que devem ser plantados a uma distância de 15 centímetros entre eles. Este é o método de cultivo mais difícil e dispendioso, mas é também o que produz a Cebola de uma maneira mais rápida.

As Cebolas têm raízes suaves e por isso não se dão bem em solos secos e pesados. O solo tem de estar bem drenado e com um pH de 6 a 6,8 para que o crescimento das Cebolas se efetue com normalidade. Deve utilizar fertilizantes orgânicos para que a terra fique o mais fértil possível e para impedir o aparecimento de ervas daninhas. Deve ter em atenção que as Cebolas precisam de uma umidade uniforme ao longo da sua plantação, para que os bolbos tenham todos os nutrientes necessários.

Deixe uma resposta